Aos 38 anos, Robinho quer voltar a jogar futebol depois de dois anos e meio parado. Ele foi condenado em 2021 a 9 anos de prisão pela justiça italiana por estupro e não pode deixar o Brasil, sob risco de ser preso. Portuguesa Santista e Brasiliense manifestaram desejo de contar com o atacante na atual temporada. Mas, se depender da torcida do clube santista, ele não seguirá para o litoral paulista.
Em redes sociais, nos perfis oficiais da Portuguesa Santista, vários de seus torcedores reprovam uma eventual contratação de Robinho. A maioria lembra que ele cometeu crime e tem primeiro que se entender com a justiça da Itália, da qual recebeu a punição em última instância.
Outros comparam sua situação com a do ex-goleiro Bruno Fernandes, condenado a mais de 20 anos de cadeia pelo assassinato da modelo Eliza Samudio. Bruno cumpre pena em regime semiaberto desde 2019. A partir de então, aventurou-se algumas vezes a voltar às atividades de campo e chegou a jogar por um curto período pelo Rio Branco, do Acre.
A Portuguesa Santista está na Série A2 do Paulista e tem como grande objetivo no ano o acesso à elite, desafio que será difícil, pois enfrentará adversários mais bem preparados na disputa, como Ponte Preta, Novorizontino, Oeste e São Caetano, por exemplo. São 16 clubes na A2 apenas dois sobem.