Momentos depois da confirmação da morte de Pelé, dezenas de torcedores do Santos se reuniram na frente do Estádio Urbano Caldeira, na Vila Belmiro, em Santos, no litoral de São Paulo, onde o Rei do Futebol construiu a maior parte da carreira.
O clima de comoção e tristeza tomou conta dos arredores da histórica casa do Santos."Homenagem mais do que merecida. Igual a ele nunca mais. Meu pai era torcedor fanático do Santos, então eu vinha desde pequeninho ver os jogos ", disse Alvaro Francisco Santos, de 77 anos.
Alguns nem chegaram a ver o Rei jogar, mas conhecem a história, contada pela família. É o caso de Alexandre Miguel de Sousa, de 48 anos.
"Eu sou santista por causa do Pelé. Eu aprendi a gostar do Santos ouvindo as histórias do meu pai sobre o Pelé. Eu não tive o prazer de ver ele jogar", contou emocionado.
Desde a semana passada, o Santos vinha montando uma estrutura no estádio, com tablados no gramado e tendas. Ainda não foram divulgados detalhes sobre a abertura do velório para os torcedores.
O corpo de Pelé será levado do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, até Santos. O velório na Vila Belmiro é um pedido feito por Pelé à família.
Luto oficial de 7 dias
Rogério Santos (PSDB), prefeito de Santos, lamentou nas redes sociais a morte de Pelé e informou que o município decretará luto oficial por sete dias.
"A sua partida deixa um vazio eterno no esporte mundial, com uma preocupação com a questão social, pensando nas crianças mais necessitadas. Perdemos uma referência que atuou levando o Santos FC, o Brasil e o nome de Santos para várias partes do mundo", escreveu no Instagram.