O Flamengo, campeão em 2019 e 2022, o Palmeiras, que ganhou o torneio em 2020 e 2021, e o River
Plate, vencedor da Libertadores em 2018, estrearam com derrota na edição de 2023 da competição mais badalada da América do Sul. Os três perderam para equipes fracas tecnicamente.
Em parte, pode-se atenuar o revés de Flamengo e Palmeiras nessa quarta (5) por terem, ambos, jogado com os reservas e em locais de muita altitude.
Em que pesem esses fatores, a atuação do time carioca na partida contra o Aucas, em Quito, no Equador, pareceu mais um show de horrores do Rubro-Negro, principalmente no segundo tempo, quando acabou dominado pelo adversário. O placar final foi de 2 a 1 para o Aucas, o 12º na tabela de classificação do Campeonato Equatoriano.
Do mesmo modo, o Palmeiras se viu totalmente envolvido pelo Bolívar, numa cidade mais alta ainda, La Paz, a 3.625 metros acima do nível do mar. A derrota por 3 a 1 poderia ter sido mais elástica ainda, tal a quantidade de oportunidades desperdiçadas pelo ataque do time mandante.
Tanto Flamengo quanto Palmeiras pouparam seus titulares visando à decisão de seus respectivos Estaduais no fim de semana.
Já o River Plate, na terça (4), não se deu bem contra o The Strongest na mesma La Paz. Seus jogadores sentiram bastante os efeitos da altitude e saíram de campo amargando um resultado muito ruim – os argentinos perderam por 3 a 1.