Por dez minutos o Valencia não ficou fora da próxima Liga dos Campeões da Europa. Ao visitar o Almería neste sábado, os valencianistas passaram à frente no placar quando Paco Alcácer sacramentou 3 a 2 na reta final do segundo tempo. Àquela altura, o Sevilla vencia e tomava o quarto lugar, mas o centroavante decidiu para colocar o time no torneio europeu.
Partey e Soriano deram vantagem ao Almería duas vezes antes do intervalo, mas Otamendi e Feghouli insistiram em igualar o placar em ambas. Assim, a partida foi ao intervalo dependendo do resultado de Málaga e Sevilla, que então empatavam sem gols.
A rodada começou com o Valencia um ponto acima do Sevilla, ocupando o quarto lugar do Espanhol, com 74. Mas quando os rojiblancos fizeram três gols em Málaga, o panorama mudou completamente, deixando os valencianistas fora da zona de classificação.
O contexto se manteve até que Paco Alcácer aproveitou bobeada da defesa em lançamento para tocar na saída do goleiro Rúben. Vantagem que recolocou o Valencia na Champions League independentemente de qualquer outro resultado.
Acontece que do outro lado o Almería lutava para não cair e não se deu por vencido até o apito final. O goleiro brasileiro Diego Alves precisou ser substituído por lesão, deixando com Yoel a tarefa de conter o time da casa. O suplente fez boas intervenções, sendo exigido até o último segundo.
Definições
O Almería acabou caindo ao segundo escalão espanhol com 32 pontos conquistados em 38 rodadas. Mesmo destino teve o Córdoba e Eibar. Na parte de cima, o Sevilla terá que se contentar com vaga na próxima Liga Europa junto ao Villarreal, que já estava confirmado previamente.
Confira todos os resultados da última rodada do Espanhol:
Levante 0 x 0 Elche
Barcelona 2 x 2 La Coruña
Málaga 2 x 3 Sevilla
Athletic Bilbao 4 x 0 Villarreal
Celta 3 x 2 Espanyol
Almería 2 x 3 Valencia
Granada 0 x 0 Atlético de Madri
Rayo Vallecano 2 x 4 Real Sociedad
Eibar 3 x 0 Córdoba