O Flamengo não teve atuações convincentes no Carioca, considerando-se o elenco estelar da equipe. No último jogo, suou para derrotar o pior time do campeonato, o Boavista, por 1 a 0, no Maracanã. O técnico Vítor Pereira tem dificuldades básicas até agora – uma delas, a de não conseguir fluir o repertório de um grupo que reúne vários jogadores de ponta.
Por isso, já é alvo de críticas de boa parte da torcida e até internamente no clube. Isso significa que o Mundial de Clubes pode representar o céu ou o inferno para o treinador português.
Ele deixou o Corinthians acusado pelos paulistas de ter contado uma lorota ao fim de seu contrato, de que teria de voltar a Portugal para ficar com a família. No entanto, em poucos dias, acertou sua ida para o Fla.
Há cenários já desenhados que dizem respeito ao desempenho do Fla no Mundial. Se não passar da semifinal, a situação de Vítor Pereira vai se tornar extremamente delicada. Uma classificação para a decisão, com eventual derrota para o Real Madrid, pode não ter efeito a curto prazo, mas pesaria na balança mais à frente.
Agora, se conseguir o título do Mundial, ele pode deitar eternamente em berço esplêndido na Gávea, no Ninho do Urubu, onde quiser.