'Zagallo nos passou o respeito pela camisa amarela', diz ex-jogador do tetra

Mazinho esteve no velório do 'Velho Lobo'; outros nomes do futebol, como Reinaldo e Leandro Ávila, também marcaram presença

7 jan 2024 - 12h39
(atualizado às 14h18)
Resumo
Figuras importantes do futebol se despedem de Mario Jorge Lobo Zagallo, tetracampeão mundial, durante o velório, realizado na sede da CBF, na Barra da Tijuca (RJ).
Mazinho, ex-jogador do Tetra, fala sobre Zagallo
Mazinho, ex-jogador do Tetra, fala sobre Zagallo
Foto: Globo

Um dos jogadores que fizeram parte da campanha pela conquista do tetracampeonato da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, Mazinho esteve presente no velório de Mario Jorge Lobo Zagallo, que morreu aos 92 anos. A cerimônia ocorre neste domingo, 7, na sede da CBF, na Barra da Tijuca (RJ).

"Zagallo sempre foi uma pessoa, um treinador que se expressava bem claro para todos", afirmou, em conversa com o Terra, o ex-jogador, que também lembrou que foi Zagallo quem lhe deu a oportunidade de entrar em campo naquele memorável ano de 1994. "Minha entrada na Seleção foi em um jogo contra a Rússia por causa dele".

Publicidade

Para Mazinho, o 'Velho Lobo' deixa um legado inestimável. "Nos passou a confiança e o respeito pela camisa amarela", ressaltou. "Saber que essa camisa é muito, muito importante para todos os jogadores que possam por aqui". 

Outro nome do futebol, Reinaldo, ídolo do Atlético-MG, se despediu do ex-treinador e lembrou de sua trajetória.  "Zagallo escreveu uma história bonita no futebol, ele também transmitiu pra nós, não só pros seus jogadores, mas também pra nós torcedores, a garra, a vontade, a alegria e o orgulho de vestir a camisa canarinha."

Também passou por lá o ex-jogador Leandro Ávila, que não poupou elogios ao mestre Zagallo, durante velório do tetracampeão mundial, neste domingo, 8, na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Atleta do Flamengo quando o clube conquistou o tricampeonato carioca em 2001, sob comando de Zagallo, ele destacou a competência e cuidado do técnico com os jogadores.

"Zagallo foi uma pessoa maravilhosa, muito coração, muito emoção, e transmitia isso para os jogadores. Fora o conhecimento que ele tinha dentro de campo", disse. "Ele é um cara vencedor que deixa só saudade boa".

Publicidade

Leandro Ávila destacou também o quanto Zagallo pode inspirar a nova geração, mesmo depois de morto. "Hoje em dia tem internet, dá para ver tudo. [o pessoal da nova geração] vai saber que ele foi um grande jogador e um grande ensinador. O currículo dele já fala por si só".

Relembre a carreira de Zagallo, único tetracampeão mundial Relembre a carreira de Zagallo, único tetracampeão mundial

Morte de Zagallo

O Velho Lobo morreu na última sexta-feira, 5, em decorrência de falência múltipla de órgãos. Durante todo o sábado, 6, clubes de futebol e personalidades lamentaram sua partida. A CBF também se pronunciou e decretou sete dias de luto. 

O corpo de Zagallo está sendo velado na sede da CBF, em cerimônia aberta ao público. Logo cedo, por volta das 9h, uma fila já se formava na frente do prédio, com fãs e admiradores esperando a oportunidade de dar adeus ao ídolo.

*Com colaboração de Karen Lemos

Fonte: Redação Terra
Quer ficar por dentro dos resultados e novidades de futebol?
Ativar notificações