O Vasco que tem jogado de igual para igual com o Flamengo no Carioca foi eliminado nessa quinta (16) da Copa do Brasil pelo ABC-RN. O jogo, realizado em São Januário, no Rio, terminou sem gols e, na disputa de pênaltis, o visitante levou a melhor. Uma zebra histórica.
Mas, se voltarmos mais alguns dias no mês, vamos constatar que o animalzinho listrado anda solto pelos grandes centros do País. Que o diga o São Paulo, alijado das semifinais do Paulista em pleno Morumbi, na segunda-feira (13), pelo Água Santa, time que nem sequer figura na quarta divisão nacional.
Dois dias antes, em outro vexame, o Corinthians saiu cabisbaixo da Neo Química Arena após ver escapar sua vaga às semifinais do Estadual. Perdeu também nos pênaltis para o Ituano, equipe que lutou até a última rodada da fase de grupos para não ser rebaixada à Série A 2 do Paulista.
Em Minas, no primeiro duelo de uma das semifinais, no último domingo, o poderoso Atlético foi superado pelo Athletic, clube da cidade de São João del-Rei, por 1 a 0. O adversário do Galo integra a Série D do Brasileiro.
No Rio, a vítima não foi só o Vasco. No domingo (12), o Fluminense acabou batido pelo Volta Redonda por 2 a 1, pelas semifinais do Estadual. Nesse sábado (18), poderá reverter a vantagem no Maracanã.
A zebra também andou pelo Campeonato Baiano. No sábado (11), na primeira partida de uma semifinal do Estadual, o Itabuna derrotou o Bahia por 1 a 0. Assim como o Água Santa, o time conhecido como Dragão do Sul não figura nem entre os 64 participantes da Série D.