Galvão Bueno está de volta: relembre momentos marcantes do narrador

Narrador foi a voz de conquistas importantes do esporte brasileiro

23 nov 2024 - 09h48
Galvão Bueno vai voltar a narrar
Galvão Bueno vai voltar a narrar
Foto: Mauricio Fidalgo/Globo/Divulgação / Esporte News Mundo

Com a confirmação do acerto de Galvão Bueno com a Amazon Prime, o narrador vai retornar às transmissões depois de ter deixado a Rede Globo. Galvão será o principal nome da plataforma de streaming para o Campeonato Brasileiro de 2025.

O Esporte News Mundo relembra momentos marcantes de Galvão Bueno que vão ficar na história da televisão brasileira e que revolucionaram o estilo de narração esportiva no Brasil.

Publicidade

Primeiro gol da Seleção Brasileira

Ao longo do período em que esteve na Rede Globo, Galvão Bueno narrou inúmeros gols importantes da Seleção Brasileira e que ficaram marcados na memora dos torcedores. O primeiro deles foi em 1986, quando o Brasil enfrentou a Argélia. Na ocasião, Careca marcou o gol brasileiro.

Primeiro título Mundial de Ayrton Senna

Em 1988, o piloto brasileiro Ayrton Senna confirmou o seu primeiro título mundial e Galvão Bueno deixou eternizada essa transmissão. No Grande Prêmio do Japão, o narrador colocou em palavras o sentimento dos brasileiros: "É a confirmação de um talento, da garra, da vontade, da determinação de um piloto. Aí Senna, no Grande Prêmio do Japão, apontando para a vitória. Vai frear pela última vez para passar pela chicane, o diretor de prova aguarda, o Brasil Inteiro aguarda, Ayrton Senna ergue o punho, vibra, é a vitória. Ayrton Senna do Brasil! Campeão mundial de 1988!"

Publicidade

Brasil Tetracampeão

Uma das narrações mais lembradas de Galvão Bueno aconteceu em 1994, na Copa do Mundo dos Estados Unidos. O tetra brasileiro veio depois da disputa de pênaltis com a Itália. A imagem de Galvão gritando "É tetra!" e abraçado a Pelé é mais um dos momentos marcantes da carreira do narrador.

Brasil Pentacampeão

Outra das narrações históricas de Galvão Bueno aconteceu oito anos depois, em 2002, quando o Brasil conquistou o seu quinto título Mundial. Ronaldo Fenômeno marcou os dois gols na vitória por 2 a 0 sobre a Alemanha e que garantiu mais uma taça brasileira.

Ouro de César Cielo

Em 2008, nas Olimpíadas de Pequim, Galvão Bueno também narrou uma importante conquista para o esporte brasileiro. O nadador César Cielo conquistou o ouro e a narração foi da seguinte forma: "Vamos para a largada, Cesar Cielo na raia 4, ele foi para a água, Cesar Cielo, saiu rasgando Cesar Cielo. Lá na raia número 2 vem muito forte Roland Schoeman. Cielo brigando com Bernard, Cielo brigando com Bernard, Cielo brigando com Bernard, Cielo brigando com Bernard! Vamos, Cielo! Vamos, Cielo! Vamos, Cielo! Vamos, Cielo! É ouro! É ouro! É ouro! É ouro! É ouro! É ouro! É ouro do Brasil!"

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se