O Grêmio foi para São Paulo para não perder e não atingiu o seu objetivo, levou, nessa sexta-feira, 1 a 0, do Palmeiras, no Allianz Parque. O gol marcado por Estêvão na Arena Palmeiras destruiu os planos gremistas de voltar de São Paulo pelo menos com um empate. O destaque do jogo foi Marchesín, que salvou muitos chutes, mas não conseguiu evitar a derrota do Grêmio para o Palmeiras. Com esse resultado, o tricolor volta a se preocupar com o Z4.
Após 33 rodadas e com 39 pontos somados, o clube gaúcho torce contra o Criciúma e em empate entre Vitória e Corinthians para se manter em 11º lugar e dentro da zona de classificação para a Copa Sul-Americana. No pior dos cenários no complemento da rodada, a distância para o Z-4 pode cair para dois pontos.
Renato Portaluppi repetiu a mesma equipe utilizada contra o Fluminense e claramente colocou a equipe em campo para defender-se. O adversário, no entanto, entrou em campo apenas com Anibal Moreno de volante. Mauricio, Felipe Anderson, Estêvão e Raphael Veiga tinham a missão de abastecer Rony no ataque.
O Palmeiras começou pressionando desde os primeiros minutos e a bola ficava a maior parte do tempo no pé dos jogadores palmeirenses.
Mauricio, impedido, chegou a marcar para o Palmeiras. A arbitragem anulou e marcou a infração. Como era de se esperar pela proposta tática dos times, o Palmeiras foi dominante em todo o primeiro tempo. A equipe da casa terminou a primeira metade do jogo com 13 finalizações, contra apenas uma do Grêmio.
Os dois times voltaram para o segundo tempo sem mudanças. O bombardeio na direção do gol de Marchesín seguiu. Principalmente em chutes de fora da área.
Depois de esperar por 60 minutos de bola rolando, o Grêmio teve a chance que esperava. Soteldo, Edenilson, Braithwaite e Aravena dispararam em contra-ataque. A oportunidade acabou desperdiçada. O volante perdeu a primeira. O rebote sobrou, e Soteldo teve a oportunidade, mas errou a finalização e mandou por cima do gol de Weverton.
Renato resolveu renovar o fôlego do time. Sacou Soteldo e Edenilson para as entradas de Nathan Fernandes e Pepê.
Marchezin fez o que podia, só que depois de tanto insistir, o Palmeiras conseguiu abrir o placar. Dudu driblou João Pedro com facilidade e arriscou o chute. Marchesín espalmou para o lado e a bola encontrou o pé de Estêvão. Depois de 26 finalizações, o time paulista abriu o placar na 27ª tentativa.
Em desvantagem, o Grêmio foi para o ataque. Renato trocou Dodi, Aravena e Braithwaite por Monsalve, Cristaldo e Diego Costa aos 29 minutos. Só que foi o Palmeiras que seguiu perto de marcar. Richard Rios e Estêvão exigiram grandes defesas de Marchesín.
Apesar das tentativas gremistas de ser mais ofensivo, foi o Palmeiras quem seguiu empilhando chances de marcar. Sem chances contra um rival brigando pelo título, o Grêmio terá 12 dias até a decisão contra o Juventude, na próxima rodada do Brasileirão.