O Grêmio segue sem pontuar no Campeonato Brasileiro. Pela quarta rodada da competição, a equipe do técnico Tiago Nunes foi novamente derrotada, dessa vez para o Sport, na Ilha do Retiro por 2 a 1. A partida desta quarta-feira ainda marcou a reestreia de Douglas Costa pelo time gaúcho. O meia-atacante, que saiu no banco no segundo tempo, pouco apresentou.
O único tento do confronto foi marcado ainda na primeira etapa. Aos 33 minutos, Sander cobrou falta e contou com um desvio na barreira para superar o Paulo Victor.
Com o resultado, o Sport conquistou sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro e pulou para a 11ª colocação, com quatro pontos. O Tricolor, por outro lado, continua na lanterna da competição, mas tendo disputado apenas três jogos.
Os dois times voltam a campo no domingo. Às 16 horas (de Brasília), o Grêmio visita o Cuiabá na Arena Pantanal. Já às 20h30, o Sport enfrenta o Juventude no Alfredo Jaconi.
O jogo - O Sport foi quem criou as primeiras chances na Ilha do Retiro. Aos 11 minutos, Hayner recebeu livre pela direita e exigiu defesa de Paulo Victor. Pouco depois, foi a vez de Paulinho Moccelin mandar pela linha de fundo após aproveitar sobra na esquerda.
O Grêmio respondeu aos 16 minutos. Depois de tabelar com Luiz Fernando, Jhonata Robert recebeu pela direita e, quase na linha de fundo, cruzou forte. Rayner tentou cortar, mas acabou desviando para trás e acertando a trave.
A equipe gaúcha até balançou a rede do Sport, mas o lance foi anulado por impedimento. Após cobrança de escanteio de Jonatha Robert, Diego Souza subiu mais que a defesa rubro-negra e cabeceou forte, mas Maílson defendeu. No rebote, Thiago Santos desvia para o gol, mas em posição irregular.
O time de Umberto Louzer voltou a assustar em uma falha de Paulo Victor. Aos 22 minutos, o goleiro recebeu recuo de Rafinha e tocou fraco, entregando a bola de presente para Paulinho Moccelin. O atacante, no entanto, pegou muito mal na bola ao tentar a finalização de primeira e desperdiçou grande chance.
O Sport abriu o placar na última grande oportunidade da primeira etapa. Aos 33 minutos, Sander cobrou falta pela direita, a bola desviou levemente na barreira e enganou Paulo Victor.
34'|1T - (1×0): SANDER! 🥅⚽️ De falta, Sander abre o placar na Ilha do Retiro! VAAAAAAAAAAMOS, LEÃO! #SPTxGRE #PeloSportTudo pic.twitter.com/bpqMRGCXqd
— Sport Club do Recife (@sportrecife) June 17, 2021
No começo do segundo tempo, o Grêmio chegou duas vezes com perigo ao ataque. O goleiro Maílson foi o grande responsável por não deixar os visitantes marcarem, fazendo boas intervenções. Primeiro salvou cobrança de falta forte de Diego Souza no canto. Depois, defendeu chute colocado de Matheus Henrique.
Acontece que a pressão inicial gremista não se repetiu no restante da etapa complementar. O Tricolor tinha a bola no campo de ataque, mas não era capaz de superar a forte marcação adversária. Já o Sport apostou nos contra-ataques, mas também criou pouco. A melhor tentativa rubro-negra foi em chute de longe de André, que tirou tinta do travessão, já aos 39 minutos.
Já Douglas Costa, que reestreou pelo Grêmio, pouco apresentou. O meia-atacante mostrou falta de ritmo e não conseguiu levar muito perigo. Nos acréscimos, o camisa 10 até finalizou de dentro da área após receber de Rafinha, mas parou em Maílson.
FICHA TÉCNICA
SPORT 1 X 0 GRÊMIO
Local: Ilha do Retiro, no Recife (PE)
Data: 17 de junho de 2021, quinta-feira
Horário: 19 horas (de Brasília)
Árbitro: Denis da Silva Ribeiro Serafim
Assistentes: Esdras Mariano de Lima Albuquerque e Brigida Cirilo Ferreira
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro
Cartões amarelos: Iago Maidana, Paulinho Moccelin Gustavo Oliveira (Sport); Matheus Henrique, Luiz Fernando, Kannemann e Rafinha (Grêmio)
GOL:
SPORT: Sander, aos 33 minutos do 1ºT
SPORT: Maílson; Hayner (Tréllez), Rafael Thyere, Iago Maidana, Sabino e Sander; Marcão Silva, Thiago Lopes (José Welison) e Marquinhos; André (Neilton) e Paulinho Moccelin (Patric).
Técnico: Umberto Louzer
GRÊMIO: Paulo Victor; Rafinha, Geromel, Kannemann e Bruno Cortez (Diogo Barbosa); Thiago Santos (Victor Bobsin), Matheus Henrique (Jean Pyerre) e Jhonata Robert; Luiz Fernando (Douglas Costa), Diego Souza e Ferreira (Ricardinho).
Técnico: Tiago Nunes