O Grêmio emitiu nota oficial na tarde desta segunda-feira (9/12), informando que não renovará o contrato do treinador Renato Gaúcho. Assim, ele encerra a quarta passagem com a equipe após mais de dois anos.
O Imortal se despediu do Campeonato Brasileiro no último domingo (8/12) com derrota dentro de casa para o Corinthians por 3 a 0. Apesar do revés para os paulistas, o time se classificou para a Copa Sul-Americana de 2025, conquistando a 14ª colocação, com 45 pontos.
A saída de Renato Gaúcho vai em sintonia com o que era ventilado pela imprensa na reta final do ano. Havia resistência interna e da torcida pela permanência do treinador, que convivia com críticas, vaias e protestos.
Na quarta passagem dele como técnico da equipe, fez 141 jogos, com 70 vitórias, 31 empates e 40 derrotas, com um aproveitamento de 57% dos pontos. Ele conquistou dois títulos do Campeonato Gaúcho, além de ter ficado em segundo lugar no Brasileirão da temporada passada.
"O Grêmio comunica que o contrato do técnico Renato Portaluppi não será renovado para a próxima temporada. Em reunião na manhã desta segunda-feira com o presidente Alberto Guerra o treinador informou o desejo de deixar o clube.
Renato é o técnico que mais vezes comandou o Grêmio na história. Em 2024, alcançou a marca de 805 partidas, sendo 542 jogos como treinador.
O Clube agradece por toda a dedicação e empenho durante mais esta passagem pelo Tricolor e seguirá torcendo pelo seu sucesso. Ídolo como atleta e técnico, Renato será sempre reconhecido por sua contribuição ao Grêmio.'