Beneficiado pelo fato de o Bragantino ter atuado com time reserva no jogo de terça-feira (16), na qual venceu por 3 a 0, o Grêmio ganhou fôlego para se manter na Série A, mas sua situação ainda é muito delicada. Principalmente por que vários de seus rivais na luta contra o descenso também venceram na rodada.
O resultado mais desastroso para o Grêmio foi a vitória do Juventude sobre o Fluminense por 1 a 0, nessa quarta (17), em Caxias do Sul. Assim, a equipe do interior gaúcho, que obteve três triunfos seguidos, pulou para 39 pontos e passou a ocupar a 15ª posição. Em 16º, com a mesma pontuação, está o Atlético-GO.
A distância do Grêmio, com 32, para um lugar fora do Z-4, portanto, permanece grande – é de sete pontos. Dos seus concorrentes diretos na luta para não cair de divisão, outros quatro venceram seus jogos na 33ª rodada.
O São Paulo foi a 41 pontos ao superar o Palmeiras por 2 a 0; o Cuiabá chegou aos 42 ao derrotar (1 a 0) o Internacional; o Santos também somou 42 ao passar pela Chapecoense (2 a 0); e o Ceará, que goleou o Fortaleza por 4 a 0, agora tem 45 pontos.
O próprio Atlético-GO conseguiu um ponto precioso ao empatar com o América-MG (0 a 0), em Minas.
Entre o Grêmio, em 18º, e o Atlético-GO, em 16º, está o Bahia, com 36 pontos e que joga nesta quinta com o Sport, em Recife – o time pernambucano, em 19º, com 30, está praticamente rebaixado – veredito que já foi dado à Chapecoense, na lanterninha do campeonato.
Restam ao Grêmio seis partidas – Chapecoense (f), Flamengo (c), Bahia (f), São Paulo (c), Corinthians (f) e Atlético-MG (c).