As autoridades espanholas desmantelaram um núcleo do Estado Islâmico que planejava atacar o ônibus dos jogadores do Real Madrid, além de torcedores do time merengue. Durante a operação, a Guarda Civil, equivalente à Polícia Federal no Brasil, desarticulou a Fundação I'lam, uma das centrais de propaganda ligadas à organização islâmica, e apreendeu materiais que indicavam o planejamento do ataque. As informações são do jornal espanhol El Confidencial.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
De acordo com informações da publicação, a Guarda Civil prendeu preventivamente nove pessoas em quatro cidades diferentes. A operação contou com colaboração da Europol, do FBI dos Estados Unidos, e de autoridades de Holanda, Alemanha, França, Estônia, Romênia e Islândia.
"Meu querido irmão de Al-Andalus, um objetivo muito valioso espera por você. Entre nas multidões, distraia a segurança com explosivos improvisados", mensagem encontrada em cartaz apreendido que apontava para o estádio Santiago Bernabéu.
Ainda de acordo com o jornal, não houve informação específica sobre a data para o possível ataque, mas a polícia encontrou instruções detalhadas que parecem indicar um plano para atacar a celebração nas ruas de Madri, após a conquista do título da Liga dos Campeões no início de junho.
Segundo investigações, o grupo também planejava ataques durante a Eurocopa e as Olimpíadas de 2024. As mensagens encontradas incitavam ataques em cidades como Berlim, Munique e Dortmund, que sediam jogos da Euro, além de Paris, onde ocorrerão os Jogos Olímpicos a partir de julho.