O jogo Forza 5, do Xbox One, é o desafio no qual Felipe Andreoli compete com seu convidados no programa Jogada, cuja próxima edição será nesta terça-feira, dia 28/01, às 16h. O game de corrida reúne mais de 200 carros de 50 fabricantes diferentes e se baseia no realismo para divertir. Já acostumado a pilotar os veículos virtuais em meio às entrevistas bem-humoradas do programa, o apresentador deu cinco dicas de como se dar bem no jogo. Confira os "macetes" de Andreoli a seguir.
1. Atenção com a sensibilidade
Os controles do Forza 5 são bastante sensíveis. "Se você virar com tudo na curva, vai rodopiar. Se frear com tudo, vai deslizar. Tem que ser no 'toquezinho' para conduzir, neste ponto é bem realista", explica Andreoli. Então, nada de fazer curva fechada acelerando ou demorar demais para brecar: executar os comandos de maneira suave é essencial.
2. Siga a trilha
O traçado ideal de cada pista do jogo é exibido como uma linha multicolorida ao longo do trajeto. A dica de Andreoli é tentar seguir ao máximo a linha que indica o melhor caminho. "Se seguir o traçado fica bem mais fácil. Ele tem várias cores para indicar o que fazer, por exemplo, vermelho quer dizer uma freada mais agressiva", conta.
3. Comece devagar
A variedade de carros é grande, e a vontade de já começar com um monoposto a 300 km/h é grande. Mas Andreoli explica que, para os iniciantes, é melhor escolher um veículo mais lento, porém mais estável em curvas. "É um simulador, então quanto mais rápido, mais difícil de controlar. Eu recomendo começar mais devagar, com um carro de passeio, e não pegar uma Ferrari ou um protótipo".
4. Mantenha seu estilo
O Forza 5 consegue reconhecer padrões no estilo de pilotagem do jogador e deixar o game mais acessível para o estilo de cada um ao longo do tempo. "Se você é um cara que freia muito, por exemplo, ele vai facilitar as freadas", explica Andreoli. Então, mantenha sua característica, e o jogo vai se adaptar a você.
5. Não tenha medo de ultrapassar
O estilo do Forza 5 é de simulador, apegado ao realismo, mas a hora da ultrapassagem não necessita de tantos cuidados, segundo Andreoli. "Meu estilo é agressivo, vou para cima e jogo na grama mesmo. No video game pode", diz ele, lembrando também que a estratégia de pegar o vácuo do carro da frente funciona muito bem no jogo.