O americano Shaun White confirmou o favoritismo e liderou as baterias classificatórias do snowboard halfpipe dos Jogos Olímpicos de Sochi, nesta terça-feira. Com a pontuação de 95,75, ele foi o melhor atleta do dia e garantiu tranquilamente a vaga na final, na pista montada no Extreme Park, em Rosa Khutor, pelos Jogos Olímpicos de Inverno.
Confira o quadro de medalhas da Olimpíada de Inverno
As eliminatórias da prova quase foram canceladas pela organização de Sochi 2014, que queria preservar o bom estado da neve no halfpipe, mas houve uma mudança de planos e as baterias transcorreram normalmente.
Além de White, outros cinco atletas se classificaram diretamente para a final, que acontece ainda nesta terça: Ayumu Hirano (Japão), Christian Haller (Suíça), David Habluetzel (Suíça), Taku Hiraoka (Japão) e Danny Davis (EUA).
Na semifinal que não contou com os seis melhores da fase classificatória, definiram-se os últimos finalistas: O melhor na sessão foi o suíço Iouri Podladtchikov, com a nota 87,50.
A pista de halfpipe já provocou polêmica essa semana após ser criticada por White. O bicampeão olímpico em Turim 2006 e Vancouver 2010 já havia desistido do slopestyle após reclamar da segurança do local.
"Espero que eles encontrem um jeito de deixar o pipe um pouco mais controlável. Está muito longe de estar perfeito. Está difícil de andar. O fundo está totalmente cheio de areia e fofo. Está muito pesado. Nunca tivemos de lidar com isso antes em competições. É muito difícil quando ocorre em uma Olimpíada", desabafou.
A final que define os medalhistas do halfpipe está marcada para as 15h (de Brasília).
Sem Cheryl Bernard, curling “conhece” novas musas; russa sai na frente