Superar o frio na barriga, o peso de uma estreia olímpica, a pressão por jogar em casa e, claro, as adversárias. Foi tudo isso que levou Barbara e Agatha a vencerem de virada a dupla tcheca Hermannova e Slukova, por 2 sets a 1, na primeira partida feminina da tarde deste sábado, na Arena Copacabana. As campeãs do Circuito Mundial de 2015 estão entre as mais cotadas para conquistar medalha na modalidade e agora se preparam para enfrentar na segunda-feira as argentinas Gallay e Klug.
"Começamos bem o jogo. Mas, do meio para o final do primeiro set, a ansiedade de ganhar logo nos prejudicou. Depois, com equilíbrio, recuperamos o controle", contou Agatha, destaque em pontos importantes de bloqueio.
As visitantes não se intimidaram com a torcida brasileira. Parte do público chegou a ser advertido pelo locutor da arena de que elas deveriam ser aplaudidas e não vaiadas. Pouco adiantou. Na faixa de areia, também não se viu reflexo do comportamento dos torcedores na atuação das tchecas. Com frieza e muita técnica, venceram o primeiro set por 21 a 19.
A reação demorou um pouco. Até metade do set seguinte, o placar de 7 a 7 não sugeria previsões. Mas veio então um rali daqueles que levantam o público se o ponto fica com o time da casa. Bárbara deu um salto extenso, recuperou uma bola praticamente perdida e fez 12 a 10. A diferença foi ampliada no final do set (21 a 17). Mais alguns minutos, e o desempate (15 a 11) se deu em outro lance arrojado de Bárbara.
"Temos que pensar jogo a jogo, ponto a ponto. Vamos descansar e esperar a dupla argentina", ela disse. Bárbara gostou da presença do público, mas disse acreditar que nos próximos jogos a arena esteja lotada.
"Já não vai ter mais essa de frio na barriga. Deixamos o peso da estreia para trás. O foco está mantido e o que gente quer é continuar se divertindo e vencendo", contou Agatha.
A outra dupla brasileira no torneio de vôlei de praia, Larissa e Talita estreia neste domingo, às 10 horas, contra as russas Ukolova e Birlova.