Guilherme Toldo segue vivo em busca da medalha de ouro histórica para o Brasil na esgrima. Após superar o atual campeão mundial e medalhista de Prata em Pequim 2008, Yuki Ota, o gaúcho competiu pelas oitavas de final contra Ka Long Cheung, de Hong Kong, e surpreendeu mais uma vez para avançar às quartas de final, vencendo o 20º melhor esgrimista do mundo na categoria florete individual por 15 a 10.
Guilherme Toldo mais uma vez passou por provações durante o jogo contra Cheung antes de assegurar a vitória. O brasileiro começou bem, como de costume, mas logo viu seu oponente abrir boa vantagem no placar e se aproximar da classificação. No entanto, ele deu a volta por cima, virou o marcador e ainda conseguiu embalar alguns pontos seguidos para fechar o duelo.
Toldo vem sendo a surpresa neste domingo de esgrima na Arena Carioca 3. Medalhista de prata nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, o atleta do Rio Grande do Sul dividiu sua preparação para os Jogos Olímpicos entre Porto Alegre, cidade do clube que representa, o Grêmio Náutico União, e Roma, onde treina na Frascatti Scherma. Ele é o único brasileiro do florete individual que ainda está competindo.
Como a definição de medalhas prevista ainda para este domingo, a expectativa começa a aumentar em cima de Toldo. Ele terá pouco tempo para se recompor e começar a pensar no próximo duelo, válido pelas quartas de final, que acontece no início da tarde.