Guilherme Toldo conquistou uma importante vitória para a esgrima brasileira na manhã deste domingo (7). Após iniciar muito bem seu confronto no florete individual contra Rene Pranz, da Áustria, ele enfrentou algumas adversidades, perdeu a ótima vantagem que tinha no placar contra o adversário - o brasileiro chegou a abrir 8 a 4 -, mas se superou para avançar à próxima fase do torneio olímpico.
O foco de Guilherme Toldo foi essencial para que o atleta pudesse reverter a situação, que já no fim do confronto ficou muito complicada. À frente no placar durante boa parte da luta, o gaúcho viu Rene Pranz ressurgir e não só empatar, como também virar o marcador. Precisando apenas de um ponto para se sagrar vencedor, o austríaco não conseguiu finalizar a disputa e acabou derrotado por 15 a 14.
Agora, na próxima fase Toldo terá uma parada duríssima pela frente. Ele irá encarar o japonês Yuki Ota, atual campeão mundial e medalhista de prata nas duas últimas Olimpíadas, Londres 2012 e Pequim 2008.
Outro brasileiro que também entrou em ação neste domingo foi Henrique Marques. Aos 19 e competindo em sua primeira Olimpíada, ele não conseguiu ter desempenho semelhante ao seu companheiro de Seleção e acabou derrotado para o egípcio Mohames Essam por 15 a 8.