Em uma chegada emocionante em Copacabana, o belga Greg Van Avermaet conquistou neste sábado a medalha de ouro na prova de ciclismo de estrada dos Jogos Olímpicos ao superar na reta final o dinamarquês Jacob Fuglsang e o polonês Rafal Majka.
O percurso de 241,5 quilômetros, considerado desafiador e que proporcionou belas imageens, acabou sendo traiçoeiro, tanto é que um dos grandes favoritos, o italiano Vincenzo Nibali, acabou sofrendo queda já na reta final, junto com o colombiano Sergio Hainault.
Avermaet, que venceu neste ano uma etapa do Tour de France, em que terminou na 44ª colocação, arrancou faltando quatro quilômetros para linha de chegada, deixando Majka, que liderava sozinho depois da queda dupla de Nibali e Hainault, para trás e trazendo Fuglsang logo atrás.
O sprint final do belga e do dinamarquês tirou o fôlego do público que acompanhava a chegada na Praia de Copabacana. Ambos terminaram com o tempo de seis horas, dez minutos e cinco segundos, mas Avermaet abocanhou o ouro por menos de uma roda de vantagem.
Essa foi a primeira medalha de ouro da Bélgica no ciclismo de estrada. O melhor desempenho do país até hoje havia sido a prata de Robert Grondelaers, nos Jogos de Helsinque, na Finlândia, em 1952.
Campeão deste ano do Tour de France, o britânico Chris Froome terminou a prova na 12ª colocação, cerca de três minutos depois dos vencedores. Dois dos favoritos, pelo bom desempenho em montanhas, o francês Julian Alaphilippe e o espanhol Purito Rodríguez acabaram em quarto e quinto, respectivamente.
Entre os brasileiros, Murilo Fischer cruzou a linha de chegada mais de 40 minutos após os vencedores, já acima do tempo estabelecido como limite para a prova e não teve classificação. Já Kleber Ramos não concluiu o percurso.