Alison dos Santos não teve vida fácil para se garantir na final dos 400 metros com barreiras. O brasileiro cruzou a linha de chegada em terceiro, portanto fora da zona de classificação, e dependeu do tempo dos outros competidores para confirmar vaga na disputa pelo ouro. Segundo brasileiro na disputa, Matheus Lima foi eliminado.
Na raia 9, Alison largou bem. O brasileiro estava liderando depois do primeiro terço da prova, mas viu o norueguês Karsten Warholm e o francês Clément Ducos imprimirem ritmo forte e ultrapassarem Piu.
Alison não conseguiu reagir na reta final da corrida e cruzou a linha de chegada em terceiro. Warholm venceu e Ducos ficou em segundo. Após o fim da prova, Piu não ficou feliz com o resultado, já que dependeria do tempo dos competidores nas outras semifinais para se garantir na disputa pelo ouro.
Passadas as outras duas baterias semifinais, Alison teve tempo menor que todos na prova menos um concorrente, o que bastou. Porém, deu tudo certo, já que ningém mais superou os 47.95 de Piu. O brasileiro Matheus Lima chegou em quarto lugar na terceira série e foi eliminado.