As Olimpíadas sempre rendem cenas emocionantes e inspiradoras, mas também alguns momentos tensos e de tristeza no esporte. Nos Jogos de Paris não está sendo diferente. Neste domingo, 4, a campeã olímpica de badminton Carolina Marín brilhava na semifinal da disputa individual, quando sofreu uma contusão que a impediu de terminar o jogo. Aos prantos, a espanhola saiu da quadra aplaudida de pé pelo público.
A cobertura dos Jogos de Paris no Terra é um oferecimento de Vale.
Marín tinha tudo para ganhar a disputa e tentar o ouro na final. Durante a partida contra a chinesa He Bingjiao, ela já tinha garantido o primeiro set por 21/10. No entanto, um movimento lateral no segundo set acabou com o sonho da espanhola. Durante um rali, a atleta lesionou o joelho e precisou de atendimento médico.
Do momento em que Marín sofreu a lesão até decidir retornar para a partida, foram quase cinco minutos de jogo parado. Com o aval da equipe médica, a espanhola voltou para competir com uma joelheira. Mesmo assim, não deu para a campeã olímpica da Rio-2016.
Em pouco tempo após o retorno, ela percebeu que não conseguiria continuar. Vencendo o segundo set por 10/8, Marín não suportou as dores e se jogou no chão aos prantos. A decisão foi apoiada por sua comissão técnica e por todos os que estavam presentes para assistir à partida. Após deixar a competição oficialmente, a espanhola saiu aplaudida de pé pelo público da Arena Porte de La Chapelle.
Se não fosse pelo imprevisto, as chances de Carolina Marín chegar na final seriam grandes. A campanha da atleta em Paris-2024 vinha sendo arrasadora. Das quatro partidas disputadas até então, todas foram vencidas com folga por ela, que perdeu apenas um set nessa Olimpíada.
Vale lembrar que essa não é a primeira vez que uma contusão tira Marín de uma disputa olímpica. Desde 2019, a espanhola vem sofrendo consequências de uma lesão no ligamento cruzado do joelho direito, o que foi o suficiente para ela ficar de fora dos Jogos de Tóquio em 2021.
Nas redes sociais, dois dos maiores tenistas do mundo - e conterrâneos de Marín - desejaram forças para a jogadora de badmiton. Rafael Nadal escreveu: "Todos sofremos ao ver as imagens. Forças, campeã". Carlos Alcaraz também enviou boas vibrações. "Todo ânimo do mundo, Carolina", publicou.
Com a desistência da espanhola, a chinesa He Bingjiao disputa a final contra a coreana An Se-young na segunda-feira, 5, às 5h55.