O judô brasileiro não conseguiu medalhas nesta quinta-feira de Olimpíadas. Contudo, Mayra Aguiar, três vezes medalhista de bronze na competição, emocionou o Brasil ao falar sobre a derrota na primeira fase da categoria até 78 kg para a italiana Alice Bellandi.
Na entrevista, o repórter Marcelo Courrege, da TV Globo, utilizou uma estratégia inusitada para abordar a atleta sobre o revés. Ao abordar a judoca, em vez de ir diretamente à pergunta o comunicador aproveitou o momento para enaltecer a carreira de Mayra. O gesto emocionou a atleta, que pediu um abraço.
O momento emocionou também a torcida brasileira, que enalteceu Mayra nas redes sociais. Logo após o gesto, a judoca comentou a eliminação precoce na competição e sublinhou as cobranças por bons resultados.
- Obrigada, é bom escutar isso. A gente se cobra muito. É óbvio que existe a cobrança externa, mas a interna sempre é muito grande. É isso que nos dá força, e faz a gente crescer. Temos que provar, cair, se levantar, e o judô me ensinou isso a vida inteira. Obrigado pelo carinho. Agora, é colocar a cabeça no lugar para levantar de novo - disse a judoca.
Mayra tem três medalhas olímpicas na carreira. Ela foi bronze nas últimas Olimpíadas de Londres (2012), Rio (2016) e Tóquio (2020). Existia a expectativa de a brasileira conseguir subir no pódio mais uma vez.
Porém, o sonho terminou precocemente, na primeira rodada, quando a italiana Alice Bellandi conseguiu aplicar um Waza-ari. O golpe aconteceu durante o golden score, e por isso, a adversária conseguiu vencer o confronto pela pontuação mínima do esporte.