Pita Taufatofua, o famoso ‘Besuntado de Tonga’, anunciou nesta sexta-feira, 19, por meio das redes sociais, que estará nos Jogos Olímpicos de Paris. O atleta de 40 anos tinha presença incerta no evento depois de não ter conseguido a classificação para as disputas do taekwondo e canoagem, esportes que participou das seletivas.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Embora não tenha falado exatamente qual será sua função na França, o icônico personagem afirmou que disputará a “medalha para ser útil” na cidade-luz. Engajado em causas sociais, ele contou que inicialmente o plano era aproveitar o momento para escrever um livro e focar em outros projetos.
“Depois de perder as eliminatórias olímpicas, meu objetivo era focar em outras áreas da vida. [...] Mas existe o meu plano e existe o plano da vida. [...] Enquanto não competia, o espírito dos Jogos me chamou, surgiram oportunidades e eu não pude dizer não. Desta vez, a medalha pela qual luto é para ser útil, para estar presente para os meus companheiros atletas, um ouvido de apoio ou uma voz de encorajamento. Compartilhar o que aprendi e, mais importante, ouvir as histórias dos outros olímpicos, esses seres humanos incríveis se preparando para representar suas nações. [...]”, publicou.
Nascido na Austrália, Taufatofua cresceu em Tonga e representou o país em sua vida esportiva. O lutador participou da disputa do taekwondo no Rio-2016 e em Tóquio-2020, além de ter competido no esqui cross-country nos Jogos de Inverno de PyeongChang, em 2018.
Desempenho esportivo à parte, o rapaz ficou famoso por sua presença na abertura dos eventos. Porta-bandeira de sua delegação no Rio de Janeiro e no Japão, Taufatofua ganhou o apelido de 'Besuntado de Tonga' por vestir apenas um pequeno traje local com o corpo coberto de óleo corporal.