Ataques a trens, sirenes e tempo fechado: Paris vive tensão antes da cerimônia de abertura

Capital francesa está com o clima encoberto e deve chover durante o desfile das delegações

26 jul 2024 - 09h25
(atualizado às 11h45)
Soldados franceses armados patrulham a praça Trocadero como parte da segurança "Vigipirate" perto do Estádio da Torre Eiffel, da Arena Champ de Mars e dos locais do Grand Palais Ephemere
Soldados franceses armados patrulham a praça Trocadero como parte da segurança "Vigipirate" perto do Estádio da Torre Eiffel, da Arena Champ de Mars e dos locais do Grand Palais Ephemere
Foto: REUTERS/Gonzalo Fuentes/Foto de arquivo

A preocupação com a segurança já era um dos pontos de maior atenção dos organizadores dos Jogos Olímpicos de Paris, principalmente pelo fato da cerimônia de abertura acontecer às margens do rio Sena. A tensão escalou de nível logo nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira, 26, na capital francesa após um ataque coordenado afetar as linhas de trens rápidos na França, o TGV (na sigla em francês). Foi possível ouvir um maior número de sirenes tocando durante toda a manhã pela região metropolitana da capital.

O governo ainda não sabe qual foi o grupo responsável pelos incêndios criminosos. O principal foco foram linhas que ligam o interior do país à capital. O ataque causou grande transtorno e atrasou até a chegada da Seleção Brasileira Feminina de futebol, que teve dificuldades para deixar Bordeaux.

Publicidade

Em postagem no X (antigo Twitter), o ministro dos Transportes, Patrice Vergriete, afirmou que o governo tenta minimizar os impactos: "Atos coordenados atingiram várias linhas do TGV na noite passada e irão perturbar gravemente o tráfego até este fim de semana. Condeno veementemente estas ações criminosas."

Para a ministra dos Esportes, Amélie Oudéa-Casteram, que falou com a rede de televisão BFM, "jogar contra os Jogos é jogar contra a França". Já Laurent Nunez , chefe da polícia de Paris, comunicou o reforço da segurança nas estações afetadas.

O transporte dentro de Paris não foi afetado. A única mudança são as estações que foram fechadas há 10 dias por causa do perímetro de segurança ao redor dos locais de competição.

Ao todo, a capital francesa está tomada por 45 mil policiais e 10 mil agentes das forças de segurança. Além disso, cerca de 2.000 agentes privados, incluindo de outros países, estão em Paris para ajudar no esquema de segurança.

Publicidade
A Torre Eiffel com os anéis olímpicos exibidos no primeiro andar é retratada na praça Trocadero, em Paris, França, 3 de julho de 2024.
Foto: Reuters/Yara Nardi

Além do ataque terrestre, outra preocupação de Paris vem do céu nesta sexta-feira, 26. O tempo está fechado, choveu durante a madrugada e existe previsão de precipitação durante a cerimônia de abertura. O sistema de meteorologia aponta 40% de chance de chuva a partir das 18h (13h, no horário de Brasília). A cerimônia está marcada para começar às 19h (14h, no Brasil).

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações