A Federação Equestre Internacional (FEI) suspendeu, por seis meses, a multimedalhista britânica do adestramento Charlotte Dujardin. Ela também se retirou da disputa nos Jogos Olímpicos de Paris depois que um vídeo que a mostra chicoteando um cavalo vazou na internet.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Nas imagens, Charlotte aparece batendo no animal dezenas de vezes em menos de um minuto. A ocasião era uma aula que ela dava a uma aluna de 19 anos em seu estábulo particular.
Charlotte Dujardin, Britain's joint-most decorated female Olympian, has been provisionally suspended & will not compete at Paris 2024.
This video has emerged of the dressage star which she said showed her 'making an error of judgement'. pic.twitter.com/PQ9rPQTD04
— Good Morning Britain (@GMB) July 24, 2024
O vídeo havia sido revelado pelo programa Good Morning Britain. Dujardin competiria em Paris 2024, mas desistiu de participar dos Jogos Olímpicos após a repercussão.
Em um comunicado da FEI, além da suspensão provisória da britânica, o órgão revela que uma fonte anônima contratou um advogado para enviar o material à federação internacional. No texto, o presidente da FEI disse estar "desapontada", mas que é "responsabilidade crucial abordar casos de abuso, já que o bem-estar dos cavalos não pode ser comprometido", declarou Ingmar De Vos.
Numa rede social, Charlotte havia pedido desculpas e afirmou que a atitude era "completamente fora do normal" e um "erro de julgamento".
"Surgiu um vídeo de quatro anos atrás que me mostra cometendo um erro de julgamento durante uma sessão de treinamento. (...) O que aconteceu foi completamente fora do meu normal e não reflete como eu treino meus cavalos ou meus alunos; no entanto, não há desculpas.”
Durante o período de suspensão, ela fica proibida de participar de atividades relacionadas a competições ou eventos sob jurisdição da FEI ou qualquer competição ou evento sob jurisdição de uma Federação Nacional.