Às vésperas da abertura da Olimpíada de Paris, o astro francês do atletismo Sasha Zhoya questionou a escolha do seu uniforme para a cerimônia. Em um vídeo publicado pela emissora France 2, ele sugere usar uma saia, ao invés de calças, e, surpreso, questiona: "Sou o primeiro a pedir uma saia?".
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O trecho publicado nas redes sociais mostra o momento em que o atleta experimenta as vestes da delegação francesa, assinadas pela grife italiana Berluti, pertencente ao grupo de luxo francês LVMH.
Na conversa com estilistas e outros funcionários, Zhoya argumenta que as mulheres podem escolher entre usar calças ou saia. Segundo o atleta, a moda, em 2024, não admite rótulos de masculino e feminino.
"Sou o primeiro a pedir uma saia? Se as mulheres têm o direito de usar calças, poderia ser bom que os homens também tivessem a opção de usar saia. 2024! Podemos colocar tudo. Não há isso de homens e mulheres na moda agora", afirma Zhoya.
"Je suis le premier à demander une jupe ?"
Quand Sasha Zhoya essaie sa tenue pour la cérémonie d’ouverture des Jeux Olympiques de #Paris2024
« Au coeur des Jeux », une série documentaire dans les coulisses des JO à voir ce lundi à 21h10 sur France 2 et sur notre plateforme pic.twitter.com/tNsndVe6QF
— France tv (@FranceTV) July 22, 2024
Ele chegou a sugerir uma composição com calças e saia, mas ouve que teria de optar por apenas uma das duas peças. Para a cerimônia de abertura dos Jogos, a delegação francesa apresentou um uniforme composto por blazer com tons da bandeira do país, em azul, vermelho e branco.
As mulheres usam uma versão sem mangas, como coletes, nos mesmos tons. Os atletas ainda podem optar por vestir saias de seda azul ou calça no modelo alfaiataria padrão. A Berluti confeccionou as roupas dos 571 atletas da delegação francesa, em tamanhos que variam do 3XS ao 5XL.
Além dos sucessos nas pistas, Sasha Zhoya, especialista nos 110m com barreiras, também é conhecido por sua afinidade com o mundo da moda. Em junho, se tornou embaixador da Dior e posou para a capa da Icon, revista especializada.