Todos os atletas que se classificaram para as Olimpíadas de Tóquio 2020 manterão suas vagas para os Jogos no próximo ano após adiamento devido à pandemia de coronavírus, informou o Comitê Olímpico Internacional nesta sexta-feira.
O COI e os organizadores do Japão adiaram nesta semana o evento que aconteceria de 24 de julho a 9 de agosto, mas confirmaram que entre os 11.000 atletas esperados para competir em Tóquio, aqueles que já haviam conquistado sua vaga estão garantidos.
O COI também disse que a quantidade de vagas alocadas para cada esporte nos Jogos permanecerá a mesma no próximo ano.
"Os 57% qualificados permanecem com as vagas e o objetivo é manter as mesmas cotas de atletas nos diferentes esportes", afirmou uma autoridade do COI.
O vírus causou estragos nas programações esportivas e forçou o cancelamento de muitas eliminatórias olímpicas em diversos esportes. Os atletas também estão com dificuldades para treinar devido a medidas tomadas para impedir a propagação do vírus.
Embora tenha sido um grande golpe para o Japão, que investiu 12 bilhões de dólares na preparação para os Jogos, a decisão de adiar foi um alívio para milhares de atletas preocupados com o treinamento, num momento em que grande parte do mundo adota o isolamento para combater uma doença que matou milhares de pessoas.