A Austrália, atual terceira colocada no ranking mundial, venceu a Sérvia por 85 a 67 nesta quarta-feira e se classificou para a semifinal dos Jogos Olímpicos de Paris. Na próxima fase, as australianas pegarão na sexta-feira (9) o vencedor do confronto entre Estados Unidos e Nigéria, que também será hoje.
Durante o jogo, as Opals tiveram o controle de grande parte do confronto e sempre se mantiveram em vantagem no placar, terminando o primeiro tempo liderando com uma vantagem de 16 pontos, em 48 x 32. A segunda etapa não foi muito diferente. As australianas aumentaram sua vantagem no terceiro quarto, fechando em 24 x 16, enquanto no último quarto perderam por uma vantagem mínima de seis pontos.
O grande destaque da vitória da Austrália foi a ala-pivô Alanna Smith, que marcou 22 pontos, pegou incríveis 13 rebotes e deu 4 assistências. Outra jogadora que teve uma aparição de destaque foi Cayla George, que marcou 17 pontos.
Já pela Sérvia, o destaque foi a ala Jovana Nogic, que anotou 17 pontos e deu 5 assistências. Outra jogadora que teve destaque foi a ala-pivô Angela Dugaric, que marcou 14 pontos e pegou 6 rebotes.
Com a vitória, as Opals voltarão a disputar uma semifinal olímpica pela primeira vez desde as Olimpíadas de Londres 2012, quando caíram na semifinal para os Estados Unidos e venceram a Rússia na disputa pelo bronze.
Por outro lado, esta será a primeira vez que a Sérvia não chega às semifinais das Olimpíadas. Em todas as suas duas participações, as sérvias chegaram às semifinais e foram para disputa pelo terceiro lugar.