Simone Biles, ginasta norte-americana, era cotada para ganhar seis medalhas de ouro e ampliar ainda mais o seu reinado na modalidade. Após errar na classificação, Biles voltou a ter uma nota abaixo da expectativa na manhã desta terça-feira durante a final por equipes ao realizar sua apresentação no salto. Na hora da aterrisagem, a ginasta se abaixou e quase caiu.
Ouro no surfe dos EUA
Os Estados Unidos conquistaram a primeira medalha de ouro do surfe feminino em Jogos Olímpicos, nesta madrugada de terça-feira, pelo horário de Brasília (tarde de terça no Japão), com a surfista Carissa Moore. Na bateria decisiva, ela ganhou da sul-africana Bianca Buitendag. A primeira campeã da modalidade na história olímpica somou 14.93, após ter as notas 7.60 e 7.33. Já Buitendag recebeu 5.23 e 3.23, ficando com 8.46.
Lydia Jacoby
Lydia Jacoby, dos Estados Unidos, ganhou os 100 m peito - ela tem 17 anos e tinha comprado ingresso para ir para Olimpíada com os pais, mas como foi adiado, ela foi como atleta e ficou com a medalha de ouro.
1º ouro de Filipinas
Hidilyn Diaz, atleta da categoria de 55kg de levantamento de peso, conquistou o ouro inédito nesta segunda-feira para Filipinas. Após uma disputa acirrada com a chinesa Liao Qiuyun, a atleta das Filipinas se saiu melhor e conseguiu levantar 1kg a mais que a adversária, fazendo com que garantisse o primeiro lugar. Hiddilyn terminou a competição com 224 pontos (97 kg do arranco e 127 kg do arremesso) e Liao com 223 (97 kg e 126 kg). Ao finalizar a prova, ela levou as mãos ao rosto e começou a chorar, assim como seu técnico que também se emocionou com a conquista.
Pódio completo para a Suíça
Na prova de cross country olímpico, o pódio foi completo para a Suíça. A medalha de ouro ficou com Jolanda Neff, vencedora da prova, seguida pela compatriota Sina Freim que completou a prova com 1min11 de desvantagem para conquistar a prata. Linda Indergand terminou na terceira posição e obteve a medalha de bronze.
Dobradinha britânica nos 200m livre
A prova dos 200 metros livre dos Jogos Olímpicos de Tóquio teve uma dobradinha britânica, formada por Tom Dean e Duncan Scott. Os medalhistas de ouro e prata, respectivamente, completaram a distância em 1min44s22 e 1min44s26.
Duffy leva ouro
Flora Duffy se tornou a campeã olímpica do triatlo feminino nesta segunda-feira. A atleta de Ilhas Bermudas terminou a modalidade na primeira colocação e faturou a medalha de ouro nos Jogos de Tóquio-2020, a primeira na história de seu país, ao fechar a disputa com o tempo de 1h55min36.
Bronze para a Itália
No quarto dia oficial das Olimpíadas de Tóquio, no Japão, a italiana Maria Centracchio finalizou em terceiro lugar na competição de judô, na categoria 63kg, e faturou mais uma medalha de bronze para a Itália.
Stefani encara Djokovic
Luisa Stefani, número 23 do mundo no ranking de duplistas feminino do tênis, e Marcelo Melo, o 19º da listagem masculina, vão enfrentar a dupla liderada por Novak Djokovic no torneio de parcerias mistas dos Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão. O confronto foi definido após sorteio desta chave da competição, realizado nesta terça-feira.
Osaka eliminada
Uma das principais estrelas da Olimpíada de Tóquio, a japonesa Naomi Osaka se despede de forma precoce da competição. Na madrugada desta terça-feira, pelo horário de Brasília, a tenista da casa foi superada pela checa Marketa Vondrousova por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 6/4, em 1h08min de confronto no Ariake Tennis Park.
Condições climáticas
O verão quente, úmido e bastante instável do Japão tem mexido com os Jogos Olímpicos de Tóquio. Primeiro, por causa do calor escaldante. Agora com risco de fortes ventos e chuva.
Sexismo no controle dos uniformes
"Vamos continuar a lutar, juntos, para mudar as regras de vestuário, para que os atletas possam jogar com as roupas com as quais se sentem confortáveis". Essa foi a declaração dada pela Federação Norueguesa de Handebol depois que a equipe feminina da modalidade de praia de seu país foi multada em 1,5 mil euros (cerca de R$ 9,2 mil) ao se recusar a usar biquíni no campeonato europeu.
Covid-19
O Comitê Organizador da Olimpíada de Tóquio registrou, em boletim divulgado nesta terça-feira, mais dois casos confirmados de covid-19 entre atletas participantes do evento. Os nomes não são divulgados na atualização fornecida pelos organizadores, mas um dos contaminados é o tenista holandês Jean-Julien Rojer, antiga dupla do brasileiro Marcelo Melo nos torneios da modalidade.