Os Jogos de Paris 2024 já têm um gostinho todo especial. Isso porque pela primeira vez na história o Brasil terá dois atletas que vão disputar tanto a Olimpíada como a Paralimpíada. São eles: Bruna Alexandre, do tênis de mesa, e Gabriel Garcia, do atletismo.
Bruna teve uma trombose causada por uma vacina mal aplicada quando ela tinha apenas dois meses e, desde então, tem seu braço direito amputado. Ela se apaixonou pelo esporte por causa do irmão, que também jogava, e começou a praticar. Ela se destacou ainda criança nos torneios para mesa-tenistas sem deficiências e se tornou uma das principais atletas da Seleção Brasileira, tendo competido a Paralimpíada do Rio-2016 e de Tóquio-2020. Ela soma duas medalhas de prata e duas de bronze.
Gabriel, por sua vez, é guia de Jerusa Geber, que é cega e ganhou bronze na Paralimpíada de Tóquio, e garantiu a vaga para Paris após Hygor Gabriel ser eliminado da competição por conta de doping. Além da medalha olímpica, o atleta surpreendeu em 2022 no Troféu Brasil, quando teve um desempenho tão bom que garantiu uma vaga para o Mundial no 4x100m.
Na história das competições, apenas 15 atletas atingiram o feito de competir nas duas no mesmo ano. A primeira delas foi a neozelandesa Neroli Fairhall, cadeirante que participou da prova do tiro com arco.