O canal de TV francês CNews elegeu o uniforme do Brasil como um dos 20 mais bonitos da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris. De acordo com a emissora, o destaque vai para a jaqueta jeans que integra o conjunto dos atletas brasileiros.
A cobertura dos Jogos de Paris no Terra é um oferecimento de Vale.
"O Brasil é um dos principais produtores mundiais de roupas jeans", disse o CNews. "Assim, ao homenagear sua indústria, a delegação oferece um aceno para sua fauna e flora. Ele adiciona uma aparência mais sustentável, utilizando tecidos reciclados", acrescentou.
A emissora ainda citou as sandálias que completam o uniforme: "Para os pés, a Havaianas, marca mundialmente conhecida pelos seus chinelos coloridos será a escolha da delegação".
A avaliação do canal de TV difere da onda de críticas que o uniforme do Time Brasil recebeu nas redes sociais. O conjunto foi criado em parceria entre o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e a Riachuelo.
Os atletas puderam escolher entre calça ou saia para completar o look com jaquetas jeans e chinelo. As roupas foram produzidas a partir de um processo de confecção sustentável e artesanal, desenvolvidas em Natal e no semiárido do Rio Grande do Norte, mas acabaram alvos da internet por causa da simplicidade.
Em conversa com os jornalistas dias antes da cerimônia de abertura da Olimpíada, Paulo Wanderley, presidente do COB, defendeu os modelos: "Não é Fashion Week de Paris, são os Jogos Olímpicos de Paris. Arte é arte e a beleza está nos olhos de quem vê".
Os uniformes exaltam a fauna e a flora do País. As cores das camisetas são em alusão à bandeira do Brasil, com as tonalidades de verde, azul e amarelo presentes em grande parte das peças. Além disso, o projeto teve a sustentabilidade como ponto-chave e utilizou tecido reciclado e desfibrado na confecção das peças.