Merci Paris! Os Jogos Paralímpicos de Paris-2024 chegaram ao fim, neste domingo (8). Sob chuva, um lotado Stade de France voltou a receber a cerimônia de encerramento do maior evento esportivo do planeta. Com uma forte celebração à diversidade e inclusão, o evento passou o bastão para Los Angeles-2028.
Abertura
Para dar início ao fim, o ator Jamel Debbouze entra em um estádio vazio com a chama em mãos. Daquele momento até o final da Cerimônia de Encerramento Paralímpico, Paris se iluminou, brilhou, e recebeu de braços abertos os artistas, esportistas e fãs do mundo inteiro. A missão foi cumprida, um século depois de 1924, Paris acolheu pela primeira vez o Jogos Paralímpicos.
Em vídeo, o evento trouxe uma grande retrospectiva dos jogos, mas principalmente sob a ótica dos torcedores que acompanharam o megaevento esportivo. Em seguida, o brasileiro Andrew Parsons, presidente do Comite Paralímpico Internacional e Emmanuel Macron, presidente da França, foram anunciados ao estádio.
Tony Estanguet, presidente do comitê organizador de Paris 2024 e tricampeão olímpico na canoagem foi quem abriu os discursos. Durante a fala, Estanguet relembrou alguns dos grandes momentos dos Jogos e citou o nadador brasileiro Gabriel Araújo, vencedor de três ouros em Paris.
"Quando o brasileiro Gabrielzinho conquistou suas três medalhas, numa atmosfera incrível, ele definitivamente mudou a forma como pensamos sobre diferenças e enviou uma mensagem poderosa para pessoas com deficiencia. O esporte é para você também", disse o dirigente, que também reforçou a importância da diversidade e inclusão das minorias na sociedade.
Porta-bandeiras
Com o início oficial da cerimônia de encerramento, o desfile dos porta-bandeiras e as delegações de todos os países participantes ganhou o palco. Dona de cinco medalhas em Paris-2024, a nadadora Carol Santiago entrou com a bandeira do Brasil. Ao lado dela, o mais novo bicampeão paralímpico da canoagem brasileira, Fernando Rufino.
Agora é com você LA-2028!
Com os desfiles a apresentações realizadas, veio o momento do arriamento da bandeira paralímpica. O símbolo dos Jogos foi entregue pela prefeita de Paris, Anne Hidalgo, a Andrew Parsons. O presidente do CPI, por sua vez, repassou a bandeira à prefeita de Los Angeles, Karen Bass. O ato marcou a transição oficial das sedes Olímpicas e Paralímpicas.
O encerramento foi concluído com a francesa Aurélie Aubert, campeã paralímpica na bocha, soprando e apagando a chama paralímpica em Paris. A chama também se apagou na pira suspensa sobre o Jardim das Tulherias. Assim, chegou ao fim os Jogos Paralímpicos de Paris 2024!
Merci beaucoup, Paris. Now, it's time to dream with Los Angeles-2028!