Parte de um vídeo divulgado pelo Comitê Olímpico do Brasil trouxe a ginasta Rebeca Andrade realizando um salto que seria uma surpresa nos Jogos Olímpicos de Paris. A divulgação do movimento gerou revolta na Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), que tinha um planejamento específico para isso, segundo informações do colunista Demétrio Vecchioli, do UOL.
O vídeo em questão era um especial sobre Francisco Porath Neto, Xico, o treinador de Rebeca, e foi publicado no Youtube. Entre as imagens, é possível ver Rebeca fazendo um TriploTwist Yurshenko (TTY), salto que ainda nem faz parte do código de pontuação pois nunca foi executado antes em uma competição internacional. Também não existe ainda uma nota D (de partida) definida para ele.
O TTY seria uma espécie de arma secreta de Rebeca, principalmente contra Simone Biles, que não teria muito tempo para reagir quando visse a manobra sendo executada de surpresa.
O vazamento da imagem aumentou o desconforto existente entre a COB e a CBG, já que a Confederação acusa o Comitê de usar em excesso a imagem das ginastas. Assim, a CBG deve blindar ainda mais as atletas, restringindo o acesso da imprensa e da comunicação do COB.
O Terra tentou contato com o COV e com a CBG, mas não obteve retorno. Em caso de manifestação, o texto será atualizado.
No sábado, 6, a seleção brasileira de ginástica foi a primeira delegação do País a embarcar para Olimpíada. Na chegada à França, eles partiram para Troyes, cidade a 160km da capital francesa, onde passarão por um período de treinamento e aclimatação. A ginástica artística também será a primeira equipe do Time Brasil a entrar na Vila Olímpica, no dia 18.
🚨PARA TUDO!!! 🚨
CONFIRMADO QUE REBECA ANDRADE ESTÁ TREINANDO YURCHENKO COM TRIPLA PIRUETA.
Seria um salto inédito no código de pontuação 😱😱😱
Como é bom ser brasileiro!!!!! pic.twitter.com/1U3fYwhImu
— Duplo Twist Hablado (@DuploTwistPod) July 8, 2024