O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, recebe nesta semana, até sábado (14), um grupo de 109 esportistas do atletismo para uma semana de treinamento. Neste grupo estão jovens em desenvolvimento e atletas de classes baixas (com limitações físico-motoras severas).
Os atletas que estão em treinamento realizam provas de velocidade, salto, petra, lançamento, arremesso, fundo e meio-fundo. Dentre as atividades durante a semana estiveram testes físicos de flexibilidade e coordenação, e uma série de avaliações feitas pela equipe de Ciência do Esporte do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
"É fantástico, a gente que vem do interior de Pernambuco, onde nós não temos pista de atletismo, ainda trabalhamos em uma estrutura muito precária. Quando a gente recebe uma oportunidade de trazer nossos atletas para conhecer o Centro Paralímpico Brasileiro é incrível. Ter apoio da ciência do esporte, que traz muitas informações sobre nossos atletas, e poder trabalhar em cima disso faz toda a diferença. O CT Paralímpico tem uma estrutura magnífica." disse Givanildo Marcos, técnico de atletismo em Petrolina (PE).
A iniciativa tem objetivo de identificar talentos e preparar futuros esportistas para a Seleção Brasileira de atletismo. Mantendo, então, o bom desempenho da modalidade que mais ganhou medalhas na história dos Jogos Paralímpicos. Em Paris 2024, por exemplo, foram 10 ouros, 11 pratas e 15 bronzes, aumentando o número de medalhas conquistadas para 206 em Jogos Paralímpicos.
Além disso, na próxima semana, o CT Paralímpico ainda recebe os atletas que vão competir na Gymnasiade 2024, evento mundial para atletas em idade escolar. A competição começa dia 23 de outubro no Bahrein.
+ SIGA O OTD NO , TWITTER, , E FACEBOOK