Armand Duplantis é o principal nome do salto com vara, sendo o favorito para conquistar uma medalha de ouro nos Jogos de Paris 2024. Dono do lugar mais alto do pódio na edição de Tóquio-2020, tetracampeão do mundo e atual recordista mundial da categoria, o sueco chega à capital francesa determinado a bater o recorde olímpico do brasileiro Thiago Braz, estabelecido no Rio 2016, em 6,03 metros.
Trajetória
Duplantis, mais conhecido como Mondo, já nasceu em família esportista: seu pai e atual treinador também foi atleta de salto com vara e sua mãe é ex-atleta de heptatlo. O amor pelo esporte foi despertado quando ele tinha apenas quatro anos e começou a brincar de saltar no quintal de casa. Aos sete, ele já conseguiu a incrível marca de bater o recorde mundial da categoria com um salto de 3,86 metros. Sua carreira continuou em ascensão e, aos dez, ele superou marcas mundiais de atletas até dois anos mais velhos que ele.
Sueco-americano, Mondo tem dupla nacionalidade, mas optou por defender as cores da Suécia. Em 2015, aos 15, ele fez sua primeira competição pelo país e foi campeão mundial da categoria sub-18.
Foi aos 19, em 2018, que ele alcançou a quarta melhor marca da história ao saltar 6,05 metros no Campeonato Europeu e ficou com a prata no Mundial de Doha. Dois anos d=epois, em 2020, ele bateu os 6,17 metros no World Athletics Indoor Tour, quebrando em um centímetro a marca do francês Renaud Lavillenie.
Na Olimpíada de Tóquio-2020, ele levou o ouro para casa ao atingir os 6,02 metros. Já em 2024, ele quebrou o próprio recorde mundial ao alcançar os 6,24 metros na China, durante a etapa de Xiamen da Diamond League.
Agora ele chega a Paris com a missão de quebrar o recorde do brasileiro Thiago Braz, de 6,03 metros, estabelecido há oito anos, no Rio-2016. Braz não poderá defender sua marca, visto que ele não alcançou a marca necessária para garantir uma vaga em Paris.
Chance de recorde e medalha
Tendo em vista os últimos números do sueco, que, levando em conta todos os seus recordes já saltou oito centímetros a mais que qualquer outro atleta na história da categoria, é de se esperar que ele quebre o recorde olímpico com facilidade. Mondo é o atual tetracampeão mundial da modalidade e já bateu os recordes mundiais por oito vezes.
"Acho que, quando você está em uma competição como as Olimpíadas, vencer é o mais importante, e quebrar o recorde mundial é secundário, como se fosse a cereja do bolo. Mas claro que gostaria de, pelo menos, bater o recorde olímpico", afirmou Duplantis em entrevista ao jornal espanhol Marca.
Another day, another World Record for Mondo Duplantis.
That's back-to-back WR's in @diamond_league pole vault events for @mondohoss600 . pic.twitter.com/nnCuNM4NSO
— The Olympic Games (@Olympics) April 20, 2024
Entre os principais rivais que podem atrapalhar o sueco na briga pelo pódio estão os americanos Sam Kendricks, bronze no Rio e campeão mundial em 2017 e 2019, e Chris Nilsen, prata em Tóquio.
Expectativa para os Jogos
Mondo disputou sua primeira Olimpíada em Tóquio e não teve a experiência de saltar com uma torcida o impulsionando, devido às restrições da pandemia do Covid-19. Assim, ele chega a Paris com a expectativa de se apresentar a um grande público.
"De certa forma, parece que esta será a minha primeira vez nos Jogos", disse ele. "Ninguém estava lá para assistir, então não parecia completo. Desta vez vai ser enorme, então estou muito entusiasmado e motivado".
Aos 24 anos, Armand Duplantis é o atual campeão olímpico e mundial (indoor e outdoor) da modalidade salto com vara. Você pode acompanhar o atletismo do dia 1 a 10 de agosto de 2024.