Paris - Henrique Marques perdeu para o coreano Geonwoo Seo nas quartas de final do torneio olímpico do taekwondo. O brasileiro foi superado pelo adversário que é o número 4 do mundo na categoria até 80 quilos nesta sexta-feira (9), em disputa realizada no Grand Palais. O novato em Olimpíadas agora precisa torcer para que o algoz asiático chegue à final para que possa disputar a repescagem.
A primeira metade do round foi bastante estudada. Os atletas pontuaram quase simultaneamente com 1m06. Seo acertou um chute em seguida para levar a luta a 4 a 2, enquanto Henrique fez menção de sentir dores na perna direita. O coreano tomou uma punição no fim, mas venceu o primeiro round por 4 a 3.
O asiático de 20 anos seguiu ativo e ficou à frente no primeiro minuto do segundo round. Ele segurou o brasileiro e tomou punição para deixar o placar em 2 a 1 faltando 30 segundos. Henrique tentou mais um ponto até o fim, mas o duelo terminou em 2 a 0 para Seo.
Henrique sabia que a luta seria acirrada, uma vez que o adversário é top-5 do ranking. "O coreano gosta muito de enrolar, impor o jogo dele que é esse chute na curta distância, e eu já sabia desse jogo. Tentei travar o máximo possível, mas escapou alguns pés e ele fez a pontuação", analisou.
"Infelizmente não foi o resultado esperado nessa luta, mas minha primeira luta também foi muito difícil, onde eu passei do vice-campeão olímpico, então, foi uma luta muito boa de se dar, e ainda mais em uma estreia de Olimpíadas. Estou muito feliz com o meu desempenho, mas ainda estou sonhando com o possível bronze", exaltou o lutador que está na 18ª colocação do ranking mundial da categoria.
Vitória nas oitavas
O brasileiro de 20 anos estreou contra Saleh Elsharabaty, da Jordânia, pelas oitavas de final em Paris. O adversário foi punido aos 25 segundos de luta por ter saído da área de combate. Ele solicitou análise de vídeo, alegando que teria chutado a cabeça do brasileiro, o que foi negado.
Henrique acertou um chute para ganhar dois pontos e ainda contou com mais uma punição para o adversário. O primeiro round terminou em 4 a 1 a favor do brasileiro.
Mas o adversário, prata em Tóquio-2020, voltou com tudo no segundo round. Chegou a abrir 12 a 5 após acertar quatro chutes. No entanto, faltando 11 segundos para o encerramento, ele foi derrubado pelo brasileiro, tomou a quinta punição e perdeu o combate.