Holandesa Van Rouwendaal vence maratona aquática após atravessar rio Sena; Ana Marcela fica em 4º

8 ago 2024 - 09h19

A holandesa Sharon van Rouwendaal conquistou seu segundo ouro olímpico na maratona aquática 10 km para mulheres ao vencer sua amiga australiana e parceira de treinamento Moesha Johnson na longa travessia do rio Sena nesta quinta-feira. A brasileira Ana Marcela Cunha terminou em quarto em Paris.

Sharon van Rouwendaal, Moesha Johnson e Ginevra Taddeucci no pódio 
 8/8/2024     REUTERS/Piroschka Van De Wouw
Sharon van Rouwendaal, Moesha Johnson e Ginevra Taddeucci no pódio 8/8/2024 REUTERS/Piroschka Van De Wouw
Foto: Reuters

Van Rouwendaal, de 30 anos, tem agora três medalhas consecutivas nos Jogos, depois que a campeã de 2016 ficou com a prata em Tóquio atrás de Ana Marcela, tornando-a nadadora de águas abertas mais condecorada das Olimpíadas.

Publicidade

Ela esperou um pouco até atacar no final da última etapa rio acima, nadando perto de um pilar na Pont des Invalides, onde a correnteza estava mais fraca, antes de ultrapassar Johnson.

Ela se manteve firme para terminar em primeiro lugar depois de 2h3min34, 5,5 segundos à frente de Johnson.

Ginevra Taddeucci ganhou o bronze para a Itália em 2h3min42, ficando à frente de Ana Marcela, que chegou a ocupar a terceira posição em alguns momentos, mas alternou entre quarto e sétimo lugares na maior parte do tempo, terminando a prova em 2h4min15.

"Eu acho que um quarto lugar é um abismo muito grande entre ter uma medalha. Em 2008, quando fui quinta não doeu tanto quanto agora. Mas acho que passei por uma cirurgia faz um ano. Simplesmente cheguei a ligar para minha família e psicóloga e disse que queria parar de nadar. É lógico que a gente queria muito uma medalha, mas tenho que ter muito orgulho do que eu fiz", afirmou Ana Marcela, de acordo com o Comitê Olímpico do Brasil (COB).

Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se