A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris acontece nesta sexta-feira, 26, e as delegações de cada país vão desfilar em barcos no famoso Rio Sena, na capital francesa. E esse clima olímpico despertou lembranças em uma das maiores atletas femininas do basquete: a ex-jogadora Hortência.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Nesta sexta, em seu perfil do Instagram, ela publicou fotos do uniforme usado na abertura da Olimpíada de Atlanta 1996. Naquela edição dos Jogos, a Seleção Brasileira de Basquete conquistou a medalha de prata.
"Dia de desfile da Olimpíada de Paris vamos relembrar o desfile de Atlanta 96! Pra mim esse foi o melhor uniforme de desfile que eu usei!", escreveu Hortência. Veja outras fotos:
Na quinta-feira, 25, a ex-jogadora de basquete também mostrou fotos da roupa usada na abertura do Pan de Havana, em 1991, edição em que a Seleção ficou com a medalha de ouro. No registro, ela aparece ao lado das companheiras Adriana e Paula.
Da série uniforme de desfile! Na abertura dos jogos Pan-Americanos de Havana, Cuba 1991. Quando ganhamos a medalha de ouro! 🥇Adriana, eu e a Paula! pic.twitter.com/Jaz3OJZBdT
— Hortencia (@Hortencia) July 25, 2024
Uniforme do Brasil em Paris
O uniforme do Time Brasil para os Jogos de Paris, criado em parceria entre o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e a Riachuelo foi alvo de muita polêmica nos últimos dias.
Os atletas vão poder escolher entre calça ou saia para completar o look com jaquetas jeans e chinelo. As roupas foram produzidas a partir de um processo de confecção sustentável e artesanal, desenvolvidas em Natal e no semiárido do Rio Grande do Norte, mas acabaram alvos da internet por causa da simplicidade.
Em conversa com os jornalistas na última quarta-feira, 24, Paulo Wanderley, presidente do COB, defendeu os modelos: "Não é Fashion Week de Paris, são os Jogos Olímpicos de Paris. Arte é arte e a beleza está nos olhos de quem vê".
Os uniformes exaltam a fauna e a flora do País. As cores das camisetas são alusão à bandeira do Brasil, com as tonalidades de verde, azul e amarelo presentes em grande parte das peças. Além disso, o projeto teve a sustentabilidade como ponto-chave e utilizou tecido reciclado e desfibrado na confecção das peças.