O embate entre Simone Biles e Rebeca Andrade na Ginástica Artística na Olimpíada de Paris, que acontece nesta terça-feira, 30, chamou a atenção da imprensa internacional. Apesar de outras delegações participarem da disputa, a apresentação das duas estrelas é a mais aguardada.
A cobertura dos Jogos de Paris no Terra é um oferecimento de Vale.
Jornais de vários países noticiaram a presença de Rebeca como uma "pedra no sapato" de Biles, que é a atual campeã mundial, e representa os Estados Unidos em Paris-2024.
O Washington Post exaltou o histórico de Biles e se preocupou com a necessidade de perfeição dos movimentos da ginasta para conquistar o primeiro lugar. "Biles tem um verdadeiro desafio pela primeira vez em anos. A margem de erro diminuiu. Se um erro prejudicar o brilhantismo de Biles, poderá ser Andrade a subir no último degrau do pódio", diz o texto.
O USA Today lembrou que Rebeca levou o ouro no Mundial de 2023, em que Biles tropeçou ao tentar fazer sua manobra "Biles II". O salto é considerado o mais difícil da ginástica feminina. "Onde tem Biles, tem Andrade", disse o jornal.
No mesmo periódico, outra colunista disse que Rebeca está "a par" de Biles, mesmo após passar por cirurgias no joelho. "Andrade foi a primeira mulher brasileira a ganhar uma medalha olímpica na ginástica e uma medalha de ouro olímpica. O que torna seu sucesso recente ainda mais notável é o fato de ter ocorrido após três rupturas do LCA".
Novos padrões
O site Hola! ressaltou que a chegada de Rebeca Andrade estabeleceu novos desafios para a modalidade. "O embate de Andrade com Simone Biles é uma das narrativas mais esperadas da ginástica. Embora Biles tenha sido o rosto da categoria por muito tempo, a ascensão de Andrade acrescenta uma camada atraente de competição. As habilidades excepcionais de Andrade no salto e suas rotinas inovadoras estabeleceram novos padrões".
A NBC destacou que tanto Andrade quanto Biles estão em sua melhor fase. "Embora elas já tenham competido uma contra a outra antes, Paris será o primeiro confronto olímpico com as duas em sua melhor forma".
O Essentially Sports falou sobre a expectativa para o salto Yurchenko de torção dupla, que Simone deverá apresentar. Rebeca vem se preparando para fazer o mesmo salto com torção tripla. "Esse salto, que poderia ser chamado de 'The Andrade', terá uma classificação de dificuldade 6,0, o que o tornará um divisor de águas".