ISA exclui juiz australiano criticado por Pedro Scooby por foto com atleta

"É inadequado que um juiz interaja dessa maneira com um atleta e sua equipe", diz comunicado da ISA

1 ago 2024 - 15h40
(atualizado às 16h08)
Benjamin Lowe
Benjamin Lowe
Foto: Benjamin Lowe, juiz denunciado por Pedro Scooby, ao lado de Ethan Ewing (Reprodução X) / Olimpíada Todo Dia

A ISA (sigla em inglês para a Federação Internacional de Surfe) anunciou a exclusão do juiz australiano Benjamin Lowe corpo de arbitragem dos Jogos Olímpicos de Paris-2024 nesta quinta-feira, 1º. No início da semana, Lowe recebeu críticas do surfista de ondas gigantes e ex-bbb Pedro Scooby ao tirar uma foto ao lado de Ethan Ewing, atleta australiano que pode enfrentar Gabriel Medina ou João Chianca em uma provável semifinal.

Além disso, a Confederação Brasileira de Surfe (CBSurf) também já havia feito uma carta enviada à ISA em abril demonstrando preocupação com Benjamin Lowe. No documento, o juiz teve seu nome citado sobre as notas baixas para surfistas brasileiros na WSL, nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 e de Paris-2024.

Publicidade

"A ISA está ciente de uma foto que está circulando nas redes sociais, na qual um dos juízes de surfe olímpico da Austrália é visto interagindo socialmente com um atleta australiano e o chefe da equipe. É inadequado que um juiz interaja dessa maneira com um atleta e sua equipe. Para proteger a integridade e a justiça da competição em andamento, e de acordo com o Código de Conduta da ISA e o Código de Ética do COI, o Comitê Executivo da ISA decidiu remover o juiz do painel de julgamento pelo restante da competição", diz o comunicado.

Atuando como repórter nas transmissões da CazéTV, Pedro Scooby usou suas redes sociais para denunciar a foto do Juiz com Ethan Ewing. Scooby questionou a parcialidade de Lowe ressaltando que ele deu notas mais baixas para Gabriel Medina nos Jogos Olímpicos de Tóquio, enquanto mais altas para os seus adversários.  

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações