Isaquias e Jacky Godmann vão às quartas em prova da canoagem

Brasileiros ficam em terceiro no C2 1000 metros e continuam na luta por uma medalha, mas não conseguem avançar direto à semifinal em Tóquio

1 ago 2021 - 22h28
(atualizado às 23h05)

Os brasileiros Isaquias Queiroz e Jacky Godmann avançaram às quartas de final da canoagem velocidade C2 1000m pelos Jogos Olímpicos de Tóquio. Eles ficaram em terceiro lugar em sua bateria classificatória, com tempo de 3min48s378, e voltam à agua nesta madrugada de segunda-feira, por volta de 0h21 (horário de Brasília), em busca de uma vaga nas semifinais da categoria.

Isaquias Queiroz e Jacky Godmann vão disputar as quartas de final do C2 1000m (Foto: COB)
Isaquias Queiroz e Jacky Godmann vão disputar as quartas de final do C2 1000m (Foto: COB)
Foto: Lance!

Se Isaquias e Jacky tivessem ficado em primeiro ou segundo lugar nesta prova, realizada na noite deste domingo e em que competem formando uma dupla, eles avançariam direto à semifinal.

Publicidade

Porém, a dupla brasileira ficou atrás de Liu Hao e Zheng Pengfei, da China (3min37s783), e de Madrigal Torres e Jorge Henriquez, de Cuba (3min39s028), parceria que ficaram respectivamente na liderança e na segunda colocação desta bateria classificatória da canoagem velocidade na capital japonesa.

A dupla de Isaquias se manteve entre os primeiros colocados do começo ao fim, sempre atrás dos rivais da China e de Cuba. Os chineses despontaram logo nos primeiros 250 metros e os cubanos vieram logo atrás, até emparelhando na metade dos 1.000 metros. Foi quando os brasileiros passaram a ficar bem atrás, sem chances de recuperação. Resolveram, então, desacelerar e apenas administraram a vantagem para os demais até finalizarem a prova

Esta foi a estreia de Isaquias no Japão. Primeiro brasileiro a conquistar três medalhas numa mesma edição dos Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro, em 2016, ele chegou a Tóquio com status de favorito ao pódio. E avisou que sua busca é pelo ouro, após deixar escapar no Rio de Janeiro, quando faturou duas pratas (C1 1000 e C2 1000) e um bronze (C1 200).

Na capital japonesa, o canoísta vai disputar apenas duas provas. Além da C2 1.000m, vai competir no C1 1.000m. E na disputa em duplas compete ao lado de Jacky porque seu parceiro habitual, Erlon de Souza, medalhista também no Rio-2016, se machucou meses antes da Olimpíada.

Publicidade

Nos Jogos do Rio-2016, o canoísta conquistou duas pratas, sendo uma delas justamente nesta prova do C2 1000m, e também faturou um bronze. Ele ainda ostenta seis ouros em Mundiais e também subiu no topo do pódio em três edições dos Jogos Pan-Americanos.

Outro brasileiro nas quartas de final

Em outra prova deste dia da canoagem velocidade nos Jogos de Tóquio, Vagner Souta terminou em quinto lugar no K1 1000m, com tempo de 3min57s178, e também foi para as quartas de final. Assim como seus compartriota do C2 1000m, ele não conseguiu ir direto às semifinais. 

O português Fernando Pimenta ficou em primeiro lugar (3min40s323) desta bateria classificatória e o eslovaco Peter Gelle em segundo (3min42s131). Assim, ambos avançaram direto às semifinais. (com informaçoes do Estadão Conteúdo)

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se