Abner Teixeira sofreu derrota em sua estreia, nesta segunda-feira, 29, e já se despede dos Jogos Olímpicos de Paris. Em luta equilibrada contra o equatoriano Gerlon Congo, o brasileiro levou a pior na decisão dos árbitros. No fim, 29 a 28 para Congo, que avança às quartas do boxe de pesos pesados, acima dos 92kg.
A cobertura dos Jogos de Paris no Terra é um oferecimento de Vale.
Mesmo com a vantagem sobre o adversário, Abner começou o primeiro round tímido, mantendo a distância contra Congo, que acertou os primeiros nomes. A volta acabou com decisão de quatro dos cinco juízes a favor do atleta do Equador.
Abner entrou na luta, de fato, no segundo round, após sofrer uma sequência de contragolpes, incluindo um cruzado do equatoriano que acertou seu rosto. Congo manteve a guarda e evitou bons golpes do brasileiro, que teve ser atendido após sofrer um corte, provocado por um choque de cabeças.
Ao fim da volta, Abner teve vantagem de três dos cincos juízes e ganhou confiança. Levou tudo para o último round, balançando Congo com um cruzado de direita. O terceiro terminou com uma boa trocação entre os boxeadores, que ergueram os braços ao final.
No final, por decisão dividida de três dos cinco juízes, a vitória ficou com Congo e Abner, medalhista de bronze em Tóquio-2020, se despediu da Olimpíada de Paris.