As provas de surfe são uma das particularidades dos Jogos Olímpicos de Paris. A disputa acontece no Taiti, a maior ilha da Polinésia Francesa, arquipélago do Oceano Pacífico localizado a mais de 15 mil quilômetros da capital francesa. Apesar da distância, os surfistas não deixaram de celebrar a abertura olímpica.
A cobertura dos Jogos de Paris no Terra é um oferecimento de Vale.
Diferentemente da festa de grandes proporções realizada no rio Sena, no coração de Paris, um pequeno desfile foi organizado em Teahupoo, nesta sexta-feira, 26.
A cerimônia contou com a hospitalidade do povo local, que recebeu os atletas com danças tradicionais e comidas típicas do Taiti. Eles ainda foram agraciados com um discurso do presidente da Polinésia Francesa, Moetai Brotherson.
No entanto, os surfistas não ficaram de fora das celebrações parisienses. Por meio de uma transmissão ao vivo, os surfistas também foram apresentados em um telão na capital francesa.
Ao todo, 28 surfistas de 21 países diferentes estão classificados para as disputas, que acontecem entre os dias 27 a 31 de julho. Pelo Brasil, disputam os atletas Luana Silva, Tainá Hinckel, Tatiana Weston-Webb, Filipe Toledo, Gabriel Medina e João Chianca.