O nadador Gabriel Araújo, o Gabrielzinho, conquistou sua terceira medalha de ouro nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024. Ele derrotou seus adversários na prova dos 200m livre da classe S2 (para atletas com deficiência física severa) e subiu no pódio mais uma vez na capital francesa.
Com uma dominância absurda, Gabrielzinho já começou a final colocando dois segundos de vantagem sobre os rivais no primeiro quarto da prova. Ele foi se distanciando cada vez mais, variando os estilos ao longo da disputa. No fim, tempo de 3min58s92, novo recorde das Américas e terceiro ouro do brasileiro em Paris. O compatriota Bruno Becker acabou na quinta colocação com a marca de 4min27s65.
"Foi minha primeira final aqui em Paris e foi sensacional, sentir o calor da plateia foi algo indescritível. Eu fico muito contente e honrado de ser um atleta no meio de 600 atletas aqui da natação, é algo grandioso. O 50m peito vai ser briga de titãs, porque é multiclasses", falou Bruno sobre sua participação e sobre a próxima prova que irá participar na França.
Um dos principais destaques da delegação brasileira na atual edição dos Jogos Paralímpicos, Gabriel Araújo iniciou sua participação no torneio com o título da prova dos 100m costas da classe S2, quebrando o recorde das Américas com 1min53s67. Logo depois, ainda no nado costas, ele foi ouro na distância dos 50m, com outra melhor marca continental. Além disso, o mineiro disputou os 150m medley contra atletas de uma categoria acima e fez história ao bater o recorde mundial S2 duas vezes no mesmo dia.