PARIS - Depois de estrear com vitória sobre a australiana Stacey Hymer, Maria Clara Pacheco encarou a chinesa Luo Zongshi nas quartas de final da categoria até 57 kg feminino do taekwondo nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. A brasileira chegou a vencer o primeiro round, mas a campeã mundial de 2022 conseguiu a virada e garantiu a classificação para a semifinal.
"Foi uma luta muito difícil, tiveram alguns erros ali que fizeram a diferença no resultado final. Mas a gente já sabia que não ia ser uma luta de diferença de 12 pontos, 20 pontos, ia ser uma luta mais acirrada. Ela é a top 1 do mundo em todos os quesitos, em ranking, campeonato mundial, em etapas de Grand Prix e a gente esperava realmente que fosse uma luta difícil. Mas eu tinha uma expectativa ali boa de conseguir ganhar dela. Infelizmente não deu certo. Alguns erros que eu assumo ali a responsabilidade, um vacilo no segundo round e outro no terceiro. Mas eu fiquei feliz com o desenvolvimento no geral da luta,
tirando esses errinhos no final que fizeram uma grande diferença", analisou a brasileira.
Luo Zongshi terá pela frente a sul-coreana Kim Yujin e Maria Clara Pacheco vai ter que torcer por sua algoz se quiser continuar na disputa. A brasileira só irá para a repescagem caso a chinesa consiga a classificação para a final.
"Eu estou bem chateada de ter perdido pra ela, mas isso não me abala nem um pouco, em correr atrás dessa medalha de bronze aí, já que a gente espera que ela possa ir pra final. Não está sob o meu controle o desempenho dela ou não. Então, se for pra ser, vai ser. Eu acredito que ela tem um grande potencial pra chegar na final. Ela é uma das favoritas e eu conto com isso pra ir atrás do meu bronze.", torce Maria Clara.
A luta
Maria Clara Pacheco acertou um golpe em que conseguiu derrubar a adversária e pontuou logo no começo do primeiro round. Depois, a chinesa pediu a revisão de vídeo de um chute em que teria acertado a cabeça da brasileira. A arbitragem reviu e não deu o ponto para a asiática.
TWITTER,
Depois disso, apesar das tentativas de Luo Zongshi, Maria Clara Pacheco conseguiu escapar ilesa para vencer o primeiro período por 1 a 0.
No segundo round, Luo Zongshi acertou o tronco da brasileira e abriu 2 a 0. Maria Clara Pacheco ainda levou uma punição, o que aumentou a vantagem da chinesa. A brasileira, entretanto, não desistiu, conseguiu marcar mais dois pontos, mas acabou derrotada por 3 a 2.
Com isso, a decisão da vencedora aconteceu no último round. Luo Zongshi saiu em vantagem ao acertar a cabeça da brasileira duas vezes. Assim, o placar foi para 6 a 0 e a chinesa conseguiu manter a vantagem até o fim para garantir a classificação para a semifinal.