Se Rafael Macedo perdeu a luta no judô masculino em 31 segundos, a história foi diferente para a brasileira Maria Portela. Na estreia da categoria até 70kg, a judoca bateu Nigara Shaheen, da equipe de atletas refugiados, em 28 segundos, e está nas oitavas de final dos Jogos Olímpicos de Tóquio.
Portela confirmou o favoritismo contra a atleta da equipe de refugiados com um ippon logo no início da luta. Contudo, a brasileira terá duelo complicado nas oitavas de final ao enfrentar a espanhola Maria Bernabeu. No histórico de confronto entre as duas, a judoca do Brasil venceu apenas um dos oito duelos que travou com a oponente.
De qualquer forma, Portela mantém vivo o sonho de conquistar mais uma medalha para o Brasil no judô em Tóquio, depois de Daniel Cargnin ter faturado, no último sábado, o bronze na categoria de até 66kg.
Entre os representantes brasileiros na modalidade nesta edição dos Jogos Olímpicos, Ketleyn Quadros, Eduardo Yudi, Eduardo Katsuhiro, Larissa Pimenta, Erik Takabatake e Gabriela Chibana já lutaram e foram eliminados.