Ganhar os 100m livre nos Jogos Olímpicos com apenas 1 segundo de vantagem para o segundo colocado é uma conquista para poucos. Aliás, para dois: o chinês Zhanle Pan e o homem cujo rosto ficou conhecido pelo personagem Tarzan.
A cobertura dos Jogos de Paris no Terra é um oferecimento de Vale.
Na noite desta quarta-feira, 31, Pan bateu o recorde mundial da prova com o tempo de 46s40, abrindo uma margem de vantagem de 1s08 para o segundo colocado, o australiano Kyle Chalmers (47s48). A distância entre os competidores chamou a atenção por se tratar de uma prova historicamente disputada. Em Londres-2012, o vencedor Nathan Adrian bateu James Magnussen por apenas 0s01.
Antes do chinês, essa marca só havia sido batida duas vezes, em 1924 e 1928, quando quem levou o ouro pra casa foi o norte-americano Johnny Weissmuller.
Grande nome da natação, ele arrebatou cinco ouros na modalidade e também o bronze no polo aquático em Paris-1924. Assim, ele alcançou uma fama mundial e recebeu o convite pra interpretar o Tarzan nas telas do cinema. Ao todo, entre 1932 e 1948, ele fez 12 filmes.
Assim, os dois foram os únicos a fazer história e alcançar esse feito impressionante.