A brasileira Nathalie Moellhausen estreou pela esgrima na Olimpíada de Paris-2024 enfrentando a canadense Ruien Xiao e preocupou torcedores. A atleta de 38 anos passou mal no terceiro tempo do combate e solicitou atendimento médico, fazendo com que a partida fosse paralisada por alguns instantes.
A cobertura dos Jogos de Paris no Terra é um oferecimento de Vale.
Nathalie foi diagnosticada com um tumor benigno no cóccix --último osso da coluna vertebral-- em fevereiro deste ano e vem sofrendo com dores na região. Ela tem uma cirurgia agendada para o dia 31 de julho.
Durante sua preparação para os Jogos, a brasileira passou cinco dias internada precisando tomar morfina para aliviar as dores crônicas nas costas. Ela foi liberada poucos dias antes da competição.
Apesar das dores, Nathalie continuou o duelo até o fim, mas não conseguiu superar sua adversária, sendo derrotada por 15 x 11 e, assim como em Tóquio-2020, foi eliminada no primeiro confronto da competição.
A atleta terminou o confronto bastante abalada, com muitas dificuldades para respirar, e voltou a procurar atendimento médico. Ela declarou não ter condições de falar com a imprensa. "Sem condições... Tudo o que eu tenho que dizer será após a cirurgia, semana que vem", disse Nathalie à TV Globo.
Perguntada sobre as condições da atleta, a Confederação Brasileira de Esgrima se limitou a dizer que "é um assunto pessoal da Natalhie. Não vamos nos pronunciar sobre isso". O Terra também entrou em contato com o Comitê Olímpico do Brasil Confederação (COB), mas não obteve retorno.
Nathalie Moellhausen é campeã mundial em 2019 e medalhista de bronze no individual dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023, chegou em Paris como a oitava do ranking e era uma das aspirantes ao pódio.