Um esporte pouco divulgado no Brasil e com nome em inglês pode aumentar o quadro de medalhas verde e amarelo em Paris-2024. Isso porque Juliana Viana, atleta de badminton, se tornou a primeira a ganhar uma partida da modalidade em toda a história das Olimpíadas. Agora, a situação pode melhorar ainda mais. Nesta terça-feira, 30, as adversárias da brasileira se enfrentam e, a depender do resultado, ela pode avançar para as oitavas de final sem ao menos entrar em quadra.
A cobertura dos Jogos de Paris no Terra é um oferecimento de Vale.
Para entender essa 'matemática', é preciso saber como funciona o badminton. Semelhante à lógica do tênis, a modalidade tem a peteca ao invés da bola. Ao longo da partida, o objetivo é que os jogadores acertem o campo do adversário com a ajuda de uma raquete. Ganha quem levar a melhor nos três sets de 21 pontos cada.
Na primeira rodada do Grupo D, a tailandesa Supanida Katethong venceu Juliana por 2 sets a 0. Na segunda rodada, foi a vez da brasileira derrotar Lo Sin Yan Happy, de Hong Kong, por 2 sets a 0. Nesta terça, as duas asiáticas se enfrentam a partir das 15h20, na última partida da chave.
Qual o melhor cenário para a brasileira?
Se Lo Sin levar a melhor, as três atletas do grupo - incluindo a brasileira - encerram a primeira fase com uma vitória cada e levam a decisão para os critérios de desempate, sendo um deles a quantidade de sets ganhos. Caso Katethong perca por 2 sets a 1, ela chegaria a 3 sets ganhos na competição, contra 2 de Lo Sin e Juliana. Nessa configuração, quem avança para as oitavas de final é a tailandesa.
Já se Lo Sin vence por 2 sets a 0, o desempate terá que acontecer pelo saldo de pontos. A primeira da lista seria Kathethong, com um saldo de 7 pontos. A atleta é seguida por Juliana, que tem 2 pontos positivos. A jogadora de Hong Kong levaria a pior, com 9 pontos negativos.
O melhor cenário para a brasileira é que Lo Sin vença Katethong por 2 sets a 0 com uma diferença entre seis e dez pontos. Se a diferença ultrapassar 10, é Lo Sin que segue na competição. Se for menor que 6, Kathethong avança na disputa por uma medalha.