Lionel Elika Fatupaito, técnico da equipe de boxe de Samoa, morreu neste sábado, 27, na Vila Olímpica dos Jogos de Paris 2024. Ele tinha 60 anos e foi a óbito após sofrer uma parada cardíaca. A informação foi confirmada pela Federação Internacional de Boxe (IBA).
O órgão, por meio de comunicado, expressou "suas mais sinceras condolências à família, amigos".
"Nós da Federação Internacional de Boxe (IBA) estendemos nossos sinceros sentimentos aos familiares, amigos e colegas de Lionel Elika Fatupaito, o treinador de boxe de Samoa, que faleceu tragicamente durante os Jogos de Paris 2024. A dedicação e a paixão de Lionel pelo esporte deixaram uma marca indelével [que não se pode apagar] na comunidade do boxe. Seu legado continuará a inspirar as gerações futuras. Nossos pensamentos e orações estão com a Equipe Samoa e todos aqueles afetados por esta perda profunda".
Segundo o Ministério Público de Bobigny, comuna próxima da capital francesa, o treinador estava em seu quarto com um atleta, por volta de 10h20, quando começou sofrer a parada cardíaca (5h20 no horário de Brasília). Ele chegou a ser atendido pelos serviços de emergência, mas não resistiu. Legistas informaram que a morte foi "por causas naturais". Apesar disso, o departamento de Seine-Saint-Denis irá investigar o caso.
Procurado pelo Terra, o Cômite Olímpico Internacional também lamentou a morte de Lionel Fatu Elika
"O COI apresenta as suas condolências a todo a equipe de Samoa, à sua família [do treinador] e a seus amigos", diz um trecho do texto.